Brasil

Agepan inicia fiscalização em barragens do Estado

26 FEV 2019 • POR • 13h07
Barragem da PCH Indaiá Grande, uma das que serão fiscalizadas durante a força-tarefa nacional - Divulgação

A Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) começa esta semana a etapa de inspeção de campo das barragens a serem fiscalizadas em Mato Grosso do Sul dentro da força-tarefa capitaneada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a partir do alerta nacional provocado pelos estragos causados com rompimentos de pontos em Minas Gerais.
.
A partir desta terça-feira (26) até sexta-feira (1) da semana que vem serão feitas quatro vistorias, um uma usina por dia. Nos dias 12 e 13 de março a fiscalização acontece em mais duas geradoras, informa a Agepan.

Ao todo, seis usinas, entre hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas, estão incluídas na programação definida em conjunto com a Aneel para serem vistoriadas: as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) Indaiá Grande, Alto Sucuriú e Verde 4ª, e a Usina Hidrelétrica (UHE) Assis Chateaubriand (Salto Mimoso); e, na sequência, UHE Ponte de Pedra e PCH Ponte Alta.

No Brasil a fiscalização vai abranger 133 usinas hidrelétricas até o mês de maio. Nos primeiros 10 dias já foram inspecionadas as barragens de 21 usinas, e não foram identificadas anomalias que possam afetar a segurança das estruturas vistoriadas.