Finanças Pessoais

Palestra marca o dia de defesa do consumidor, nesta sexta em Dourados

15 MAR 2019 • POR • 11h24
Alunos da escola Floriana Lopes, no Izidro Pedroso, participaram de palestra sobre direitos - Assessoria

Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado neste dia 15 de março, o Procon de Dourados realiza atividade no auditório da Prefeitura, a partir das 8h30 desta sexta-feira, com a abordagem sobre o tema “Tarifa Social e seus Benefícios”, conduzida pela defensora pública do Consumidor, Mariza Gonçalves.

Durante este mês, o órgão de defesa do consumidor tem intensificado ações de fiscalização e educação, como ocorreu nesta quarta-feira (14) quando levou palestra à Escola Estadual Floriano Lopes, no bairro Izidro Pedroso, envolvendo dezenas de alunos do 2° ano do curso técnico em Serviços Jurídicos, integrado ao Ensino Médio. Eles acompanharam explanações de técnicos do Procon. A ação tem a parceria da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Direitos do consumidor e atenção para consumo foram temas trabalhados com os alunos, conforme a assessora jurídica do Procon, Fabiane Vieira. “Levamos exemplos de situações cotidianas enfrentadas pelos consumidores em Dourados e os alunos foram bastante participativos”, disse.

A professora Andreza Miranda Vieira cita que o debate contribui para agregar em conhecimento. “Os exemplos práticos são um diferencial para os alunos. Despertou bastante o interesse; eles fizeram questionamentos e assimilaram conceitos a casos na prática demonstrados pelo Procon. Com certeza agregará para questões cotidianas que venham a enfrentar com empresas ou prestadores de serviços”, disse.

A programação tem sequência em instituições públicas e privadas. O Procon apresentará, também nesta sexta-feira (15), o ranking de fornecedores de Dourados com reclamações atendidas, publicado pelo Ministério da Justiça e no sábado (16) uma série de ações na Praça Antônio João, a partir das 8 horas, como, por exemplo, orientações aos consumidores e inclusões no CadÚnico, entre outras.