Finanças Pessoais

Gasolina já registra aumentos de quase 20% este ano, diz sindicato

15 MAR 2019 • POR • 18h59
Gasolina já registra aumentos da ordem de quase 20% no ano, alerta sindicato dos revendedores - SinpetroMS

Após várias quedas, o preço da gasolina voltou a subir, mas o que muitos consumidores não sabem é que esse aumento não é dado diretamente pelo revendedor, ele vem da Petrobrás, que adotou novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho de 2017.

Pela nova metodologia, os reajustes acontecem com maior periodicidade, inclusive diariamente, alerta nota do sindicato dos distribuidores do derivado em Mato Grosso do Sul.
.

Em março de 2018, a empresa mudou a forma de reajustes, e passou a divulgar preços do litro da gasolina e do diesel vendidos pela companhia nas refinarias — e não mais os percentuais de reajuste.

Desde a adoção de novo formato na política de ajuste de preços em 2017, a gasolina acumula alta de 37,23% de preço, nas refinarias. Já o diesel acumula aumento de 61,25%, diz a nota.

Novo preço

A Petrobras anunciou na quinta-feira (14) uma nova elevação no preço da gasolina entregue às refinarias – a quinta elevação só no mês de março. Com a alta, de 1,5%, o litro do combustível às refinarias chega a R$ 1,7966 a partir desta sexta (15). Já o preço do diesel foi mantido em R$ 2,1871.

Só este mês, o litro da gasolina vendido pela Petrobras acumula alta de 8,6%, somando os aumentos em fevereiro e março, esse percentual chega a 19,85%.