Saúde

Dourados quer imunizar 80 mil pessoas contra a gripe este ano

22 ABR 2019 • POR • 16h03
Crianças de até seis anos de idade ainda podem ser vacinadas nessa segunda fase da campanha - Divulgação/Assessoria

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza passa a atender, a partir desta segunda-feira (22), as mulheres em período pós-parto, trabalhadores em saúde, professores, população indígena com idade a partir de seis meses, idosos com idade a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

A Secretaria de Saúde de Dourados disponibiliza as doses em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, conforme agenda nacional do Ministério da Saúde. Para receber a vacina as pessoas inclusas nos grupos prioritários devem procurar os postos de saúde da sua região, com documento de identificação, atestado para os portadores de doenças crônicas, e cartão de vacinação para gestantes ou crianças.

Pessoas nestas condições estão inclusas nos grupos prioritários, os quais a campanha de vacinação passa a atender. A primeira etapa, que havia sido iniciada no dia 15 de abril, teve como foco os grupos prioritários das gestantes e crianças com idade entre seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e seguiu até o dia 19. No entanto, pessoas inclusas nestes que ainda não compareceram para tomar as doses, podem fazê-lo nesta segunda etapa.

O Núcleo de Imunização atua para que Dourados alcance a meta de imunizar 80 mil pessoas na campanha de 2019, segundo disse Edvan Marcelo Morais Marques, gerente do Núcleo de Imunização. Segundo ele, as vacinas trivalentes contêm três tipos de cepas de vírus e imunizam contra H1N1, H2N3 e Influenza B.

Dia “D”

No sábado (4), acontece em Dourados o dia “D” da campanha. Edvan acredita que a mobilização será de impacto positivo para o município atingir a meta de pessoas imunizadas.

Conforme o secretário adjunto de Saúde, Vagner Costa, todas as Unidades Básicas de Saúde atenderão com foco na campanha, das 8 horas até às 16h30.