Educação

Pedagogia da Unigran comemora 30 anos com Jornada Acadêmica

19 MAI 2019 • POR • 17h25
Curso de Pedagogia da Unigran realiza Jornada a partir desta segunda-feira em Dourados - Reprodução

A Unigran abre nesta segunda-feira (20) a XXV Jornada Acadêmica de Pedagogia. A abertura oficial acontece às 19 horas, no Salão de Eventos, com a palestra ‘Pedagogia, pedagogo e formação de professores polivalentes’, que será ministrada pela professora doutora Selma Garrido Pimenta, importante cientista brasileira que integra o rol dos teóricos mais importantes da área de didática, metodologia e docência do Ensino Superior, autora de diversas obras publicadas.

O evento vai proporcionar aos participantes a oportunidade de refletir sobre a realidade educacional por meio de caminhos e perspectivas direcionadas à educação humanizada, a qual perpasse o saber, o conhecimento e as transformações educativas que envolvem os diversos campos de atuação do profissional.

Elizabete Velter Borges, coordenadora do curso de Pedagogia, explicou a importância do tema deste ano. “Hoje a Pedagogia está atuando em vários campos profissionais, não só na docência em sala de aula, seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, mas em outras áreas como a hospitalar, empresarial, social, entre outras, e esse é o perfil do professor polivalente. Por isso, convidamos todos os profissionais da área da Educação para participar da Jornada, que também comemora os 30 anos do curso na Unigran”, explicou.

A Jornada terá, ainda, dez minicursos, que vão abordar esses campos de atuação do pedagogo, como a Educação Especial e a Infantil, primeiros socorros, e outras modalidades. Ainda segundo a coordenadora, as escolas necessitam resgatar a educação humanizada para o conhecimento profissional da área da educação, focando no professor polivalente, que dê conta de práticas educativas direcionadas ao saber e ao fazer para a valorização do ser humano, sujeito principal desse processo.

Confira a programação completa

Além dos minicursos, que iniciam na manhã desta segunda-feira e seguem até quarta-feira (22), a programação conta ainda com uma mesa temática na terça-feira (21), que vai abordar os temas ‘Crianças e Infâncias na perspectiva do desenvolvimento infantil’, ‘Educação Especial’, ‘Educação Inclusiva’ e ‘O trabalho coletivo entre os seus pares’. Já a palestra de encerramento, na noite da quarta-feira, com o tema ‘Inclusão escolar de crianças/alunos: uma perspectiva humanizada de atendimento educacional especializado na infância’, será ministrada pelo professor doutor Giovani de Bezerra.

A Unigran também vai homenagear coordenadores, professores, egressos e acadêmicos do curso de Pedagogia, em comemoração às três décadas de existência do curso que, terá, paralelamente à Jornada Acadêmica, o XI Dia Mundial do Brincar, com o tema ‘Brincar de corpo e alma: O brincar como território de convivência das diferenças’, com a visitação de mais de 100 crianças que vão participar de atividades diversificadas, dentre elas o yoga, judô, karatê e brincadeiras tradicionais, com o intuito de promover atividades lúdicas e brincadeiras para todos, independente de idade.

Ainda será realizado o I Encontro do Pibid (o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) com os cursos de Pedagogia e Educação Física, para apresentar os relatos de experiências sobre as práticas e estudos desenvolvidos nos Ceims (Centros de Educação Infantil municipal) e escolas em que o Programa está atuando com os acadêmicos, em Dourados.