Dourados

Prefeitura de Dourados cede técnicos para Estado ativar funcionamento do IML

10 JUN 2019 • POR • 21h03
Prefeita assina termo de cooperação,observada pela secretária de Saúde do Município - Divulgação/Assessoria

A Prefeitura de Dourados firmou termo de cooperação mútua, por meio das Secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos, com o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública e de Administração, visando garantir melhor prestação de serviços no Núcleo Regional de Medicina Legal de Dourados, o antigo IML. O termo de cooperação foi assinado pela prefeita Délia Razuk na manhã desta segunda-feira (10), informa a assessoria de comunicação do Município.

Pelo termo, a Prefeitura cai ceder para o Estado, além da estrutura física do Núcleo para serviços de necropsias, servidores da Secretaria municipal de Saúde e do serviço de coleta de resíduos de saúde da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), para auxílio às atividades de necropsias.

A Secretaria de Saúde cede técnicos em radiologia para auxiliar o perito médico legista nos exames radiológicos e auxiliares de enfermagem para auxiliar nos exames necroscópicos e executar a limpeza, higienização e organização de instrumentos e cadáveres. Já a Semsur cede servidores para recolher e dar destino adequado aos resíduos sólidos oriundos do setor de necropsia.

O antigo IML de Dourados ficou desativado por mais de cinco anos e os serviços na unidade foram retomados em agosto de 2017, quando foi reinaugurado o Núcleo Regional do Instituto de Medicina Legal, pelo governador Reinaldo Azambuja.

A unidade também recebeu novos equipamentos e passou a realizar alguns exames que até então eram feitos na única empresa funerária da cidade. O IML de Dourados passa a atender, pelo menos, 14 cidades da região.