Fórmula 1

Bolsonaro praticamente confirma mudança da Fórmula 1 para o Rio

24 JUN 2019 • POR • 20h47

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (24) que há "99% de chance" de a Fórmula 1 ser sediada no Rio de Janeiro a partir de 2021. Ele deu a declaração em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto após ter se reunido com o governador do Rio, Wilson Witzel, e com o executivo da Fórmula 1, Chase Carey.

"Nós não perderemos a Fórmula 1. O contrato vence no ano que vem com São Paulo e eles resolveram retornar a Fórmula 1 para o Rio de Janeiro. Obviamente, ou seria isso ou seria a saída do Brasil. [...] Noventa e nove por cento de chance, ou mais, de termos a Fórmula 1 a partir de 2021 no Rio de Janeiro", declarou o presidente.

"Deixar bem claro: Ninguém está tirando a Fórmula 1 de São Paulo. Ela está permanecendo no Brasil", acrescentou o presidente, conforme reproduz o portal G1. Logo após o pronunciamento de Bolsonaro, Chase Carey disse que, até o momento, não está fechada a realização da prova no Rio de Janeiro. Acrescentou que as negociações com São Paulo continuam.

A última prova de Fórmula 1 realizada no Rio de Janeiro foi em 1989. Ao todo, foram dez grandes prêmios na cidade, todas no antigo autódromo, em Jacarepaguá – onde hoje fica o Parque Olímpico.
Para Bolsonaro, é melhor a competição voltar para o Rio de Janeiro "do que ficar em lugar nenhum".

Um termo de cooperação, inclusive, já foi assinado por Bolsonaro, Wilson Witzel e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Entretanto, o governador de São Paulo, João Doria, disse que não "abrirá mão" da prova, inclusive porque, segundo disse, os próprios pilotos reconhecem Interlagos como um dos cinco melhores circuitos do mundo.