Educação

Novo reitor da Uems assume quinta-feira em Dourados

24 SET 2019 • POR • 14h41
Celi e Laércio vão comandar a Uems pelos próximos quatro anos - Assessoria

O novo reitor, eleito para comandar a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) até 2023, professor Laércio Alves de Carvalho, e a nova vice-reitora, professora Celi Corrêa Neres, eleitos pela comunidade acadêmica com 55,07% dos votos, vão assumir o comando da instituição quinta-feira (26), às 19 horas, em solenidade agendada para o auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), no centro da cidade. A posse formal, e o início dos trabalhos, dos pró-reitores, assessores e diretores que irão compor a nova gestão, será realizada na manhã de sexta-feira (27), no anfiteatro do Bloco A, na sede da Uems de Dourados.

Laércio Alves de Carvalho nasceu em Ilhéus, na Bahia, filho de pais sem formação acadêmica que se empenharam em fazer com que ele e seus dois irmãos seguissem a formação superior. Formou-se em Engenharia Agronômica pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em 2000, completando, em seguida, mestrado e doutorado em Agronomia pela USP (Universidade de São Paulo) e em 2010 concluiu pós-doutorado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

Toda a formação do novo reitor da Uems foi desenvolvida a partir de pesquisas com foco em preservação ambiental, o que chegou a lhe render o primeiro lugar no maior prêmio brasileiro de pesquisas sobre cana-de-açúcar, o Top Etanol, edição 2010. Ele integra os quadros da Univeraidade desde 2004, atuando na docência, tanto na graduação quanto na pós-graduação, concluindo diversas orientações de mestrado e doutorado nos programas de Agronomia (Aquidauana) e Recursos Naturais (Dourados), onde é professor do quadro permanente.

A nova vice-reitora, Celi Corrêa Neres, concluiu a primeira graduação em Pedagogia, aos 20 anos. No início da carreira, atuando como alfabetizadora, sensibilizou-se com casos de crianças com dificuldade em aprender e resolveu enriquecer sua prática profissional com uma nova graduação, dessa vez em Psicologia. Em seguida, concluiu mestrado (UFMS), doutorado (USP) e pós-doutorado (UFMS), sempre na área da Educação. A dupla formação possibilitou uma ampla atuação, assessorando escolas interessadas em melhorar o atendimento de seus estudantes com dificuldades de aprendizagem.

Na Uems a trajetória dela teve início em 1998, no curso de Letras da Unidade de Jardim. Ainda em seus primeiros anos na Instituição, foi chefe do Núcleo de Pesquisa em Educação e uma das responsáveis pela primeira especialização da Universidade na área da Educação. Também teve atuação decisiva na concepção do projeto pedagógico do curso Normal Superior, ação que rendeu grandes benefícios para a educação básica sul-mato-grossense. Atualmente, é coordenadora do Mestrado Profissional em Educação.