Polícia

Operação prende policiais envolvidos com o narcotráfico na fronteira

24 SET 2019 • POR • 16h41

O Ministério Público do Paraguai desencadeou na manhã desta terça-feira (24), com apoio da Senad (a Secretaria Nacional Antidrogas) e agentes da Divisão Antissequestro do Ministério do Interior, envolvendo agentes de combate ao crime organizado, a “Operação Dignidade” na fronteira com o Mato Grosso do Sul, tendo como principal alvo agentes da Polícia Nacional do Paraguai que estariam envolvidos com ou na proteção ao narcotráfico e ao crime organizado nesse corredor.

Os promotores de justiça Hugo Volpe, Alicia Sapriza, Fabiola Molas, Armando Cantero e Marco Amarilla lideraram buscas simultâneas em que foram presos vários policiais que supostamente estariam envolvidos em organizações de tráfico de drogas que atuam nos limites do Brasil com o Paraguai.

Em conferência de imprensa, no final da manhã, o vice-promotor de combate ao narcotráfico Marco Alcaraz, o ministro da Senad Arnaldo Giuzzio e o ministro do Interior Ernesto Villamayor, forneceram em detalhes alguns pontos da operação que investiga eventual participação ou cobertura de policiais ao narcotráfico e ao crime organizado.

A “Operação Dignidade” foi realizada como complemento de procedimentos anteriores sobre o narcotráfico internacional e uma operação realizada no âmbito de três grandes apreensões de remessas de drogas, quando os policiais encontraram 371 quilos em janeiro, 2.200 quilos em fevereiro e na última operação em que foram apreendidos 378 quilos de cocaína em agosto passado, totalizando cerca de três toneladas de drogas, que segundo informações, seria todas pertencentes a um mesmo grupo.

Durante os acompanhamentos do processo de investigação, autoridades conseguiram detectar que os policiais receberam dinheiro para colaborar ante possíveis procedimentos ou retenção por parte das autoridades investigadoras, ou seja transmitir informações e fornecer proteção. Também procedeu à busca de dois estabelecimentos rurais, um em “Puentesinho” e à intervenção em uma delegacia policial.

Foram presos, durante a operação desencadeada nas cidades de Assunção, Pedro Juan Caballero, Puentesinho, Concepción e San Carlos, o comisario principal Edelio Celso Loreiro Garcia, junto com os subcomisarios Pedro Molinas e Casaco Ruben Dario Duarte e os policiais Venancio Bolaños Torres, Mario Figueroa Velázquez, Carlos Ever Navarro Morales, Pablo Cesar Morales, Luis Carlos Gomez Santacruz e Sebastian Ramón Silva.