Brasil

Perfil do desembargador Rêmolo Letteriello

17 MAR 2011 • POR Redação Douranews • 04h29

Depois de mais de 35 anos na magistratura, Rêmolo Letteriello pediu aposentadoria do TJMS no dia 16 de março de 2011.

Aprovado em concurso público, foi nomeado para o cargo de juiz, em 1976, tendo iniciado o exercício da judicatura em Coxim. Foi promovido por merecimento, em 1979, para Dourados, onde, em 1982, coordenou a primeira eleição direta para governador no período da redemocratização, quando Wilson Martins venceu o douradense José Elias Moreira.

Em 1983, também por merecimento, foi transferido para a Comarca de Campo Grande. Em 1987, foi promovido, igualmente por merecimento, a desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
 
Letteriello já atuou como Corregedor-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral/MS, presidente do Tribunal de Justiça de MS, Ouvidor Judiciário e presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais.
 
Sua saída foi motivo de muitas manifestações de apreço. Ele foi homenageado pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Alberto de Oliveira, e pelo advogado Helvio Pissurno, que falou em nome da OAB/MS.

Letteriello foi pioneiro ao criar uma lei estadual que serviu de base para a lei federal, na implantação dos juizados especiais no país.

“Deixo a atividade na carreira que foi minha segunda paixão – acima dela, só minha família – nela planilhando todos os seus caminhos, encarando desafios e trabalhos, arrostando dificuldades e obstáculos, mas deixando de exercer a judicatura com muita dedicação, vontade, ânimo e responsabilidade”, despediu-se o desembargador.