Política

João Campos consegue mais de 250 assinaturas para CPI do Vazamento de Óleo

23 OUT 2019 • POR Congresso em Foco • 21h38
Jovem deputado é filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos - Reprodução/Instagram

Mais de 250 deputados assinaram o requerimento que pede a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a origem do óleo que há mais de 50 dias atinge o litoral nordestino. O pedido da CPI do Vazamento de Óleo foi protocolado nesta quarta-feira (23) pelo deputado João Campos (PSB-PE), que tem recebido apoio de líderes da oposição e do centro e até de alguns deputados da direita para avançar com as investigações e, por isso, acredita que a CPI será instalada em breve na Câmara.

"Tivemos uma reunião com o presidente Rodrigo Maia e com os líderes. Os líderes estão sensíveis e se colocaram à disposição para colaborar", contou João Campos, que, em apenas três dias, conseguiu coletar bem mais que as 171 assinaturas que eram necessárias para que o pedido de CPI do Vazamento do Óleo fosse protocolado na Câmara.

Segundo João Campos, entre as mais de 250 assinaturas que foram apresentadas à Secretaria Geral da Mesa, há representantes de todos os 25 partidos que têm representação na Câmara. Para ele, que já criticou e chamou de ineficiente a ação do governo federal na contenção do óleo, esta é uma prova de que o Congresso não vai fechar os olhos para o que está acontecendo no Nordeste.

"Esta não é uma luta de uma bandeira político-partidária. É uma luta de quem defende uma região brasileira, de quem defende o direito à natureza e tem cuidado com a nossa sociedade e com o nosso ecossistema. [...] O Parlamento, que tem sido um ambiente de diálogo no Brasil, não poderia deixar de ter o seu protagonismo e de ajudar o povo diante do maior desastre ambiental em extensão da história do país", afirmou o deputado, que é filho do ex-governador pernambucano Eduardo Campos.

Líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ) confirmou que é difícil unir tantos partidos e coletar um número tão grande de assinaturas em um pedido de CPI. "É a certeza de que esta não é CPI para fazer política, mas para avaliar a mais grave crise ambiental no Brasil", disse. Marcelo Freixo (Psol-RJ) também reforçou que, diante disso, a expectativa é que a CPI do Vazamento de Óleo não caia no esquecimento como outros pedidos de CPI que são apresentados à Câmara e realmente seja instalada pelo presidente Rodrigo Maia.