Saúde

Prefeito Bruno Covas vai enfrentar quimioterapia do câncer no cargo em SP

28 OUT 2019 • POR G1 • 22h30
Prefeito Bruno Covas não vai deixar o cargo durante tratamento contra o câncer - Reprodução/Globonews

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), de 39 anos, diagnosticado com câncer na cárdia [transição entre o estômago e o esôfago/ deve começar, entre esta segunda (28) e esta terça-feira (29), o tratamento de quimioterapia recomendado pelo médico Artur Katz durante coletiva de imprensa no Hospital Sírio-Libanês. Covas permanece no cargo.

Katz disse que Covas segue internado desde domingo (27) à noite e que também há uma metástase no fígado e nos gânglios linfáticos. A metástase mostra que uma célula cancerígena saiu do estômago e seguiu para essas duas regiões. O cirurgião Raul Cutait disse que é "uma pequena lesão [no fígado]".

"O fato de não ter lesão no peritônio [membrana que reveste as paredes da cavidade abdominal e recobre órgãos abdominais e pélvicos] é uma boa notícia", afirmou. Já Katz definiu a doença como ‘traiçoeira’, porque não havia sintoma no local. “Só a trombose, que foi detectada no fim da semana passada, indicou a possibilidade do câncer”, revelaram os médicos na coletiva.

O avô de Bruno, o ex-governador de São Paulo Mário Covas, morreu de câncer de bexiga em 2001.