Educação

Democratização do acesso ao cinema é o tema da redação no Brasil

3 NOV 2019 • POR G1 • 17h35

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 1919 foi a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou o tema em um vídeo publicado no perfil no Twitter na tarde deste domingo (3): "Vou dar um furo para vocês que me pediram esses dias qual é o tema da redação: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Esse é o tema", afirmou Weintraub.

O ministro, que de manhã chegou a publicar vídeos nos centros de controle do Ministério da Educação e do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), viajou até Palmas, no Tocantins, e gravou o vídeo em frente a um colégio da Polícia Militar. O tema não estava entre as principais apostas e discussões nos cursinhos ou redes sociais durante o ano, e a área de cultura há anos não aparecia no Enem.

Mas a surpresa não chega a fazer do Enem 2019 uma prova difícil para os candidatos, de acordo com o professor de redação do Sistema de Ensino pH Thiago Braga, do Rio de Janeiro. Ele disse que o tema é inesperado e não houve discussão tão grande sobre ele nesse ano. "Mas é uma discussão importante porque a gente tem o cinema como uma arte que é muito deixada de lado no Brasil, embora muito bem produzida", afirmou Thiago.

Segundo ele, sem os textos motivadores não é possível saber que enfoque o Enem vai dar ao tema. Thiago Braga sugere algumas abordagens possíveis, desde a produção audiovisual no país até o acesso de todos os setores da população ao audiovisual, inclusive as famílias de baixa renda.