Em aula invertida, alunos de Engenharia viram professores na Unigran
Uma atividade diferente proposta para os acadêmicos do 2º semestre do curso de Engenharia Civil da Unigran teve, no lugar de lápis e borracha, a calculadora e o giz. Os alunos “assumem o papel” de professor. A aula é parte do conteúdo programático da disciplina de cálculo diferencial e integral II, ministrada pelo professor Wilson Passos. A sala com aproximadamente 40 alunos foi dividida em quatro grupos. Na lousa, equações. Em dez minutos os futuros engenheiros civis resolveram os exercícios propostos e apresentaram os resultados para os colegas.
“A ideia da atividade é além de proporcionar a interação entre os alunos através da resolução das equações em grupo, também buscar essa troca de papeis. Durante uma aula, eles se viram no meu lugar e na busca pelo resultado final aprimoram conhecimentos”, afirma o professor. Sem fugir do clichê, a recíproca é bem verdadeira. O acadêmico Felipe Lopes, de 19 anos, foi um dos participantes da aula. Em menos de dez minutos ele e o grupo terminaram a atividade e expuseram para a classe.
“Além de colaborar para o nosso aprendizado, atividades como esta também proporcionam a interação em grupo e a gente acaba dividindo ideias, respostas para sempre chegar a um denominador comum. A aula invertida com certeza facilita e muito na hora de aprender, porque quando a gente explica e vai em busca de um resultado junto com os colegas, aprendemos duas vezes”, salienta Lopes.
Ainda segundo o professor Wilson Passos, como a resolução das equações é muito extensa e exige cautela na hora de resolver, a tecnologia é utilizada como alternativa para quando existir alguma dúvida, logo ser sanada. “Hoje temos vários tipos de auxílio para resolver os cálculos que geralmente são extensos. O uso da calculadora é um deles, mas também temos disponíveis aplicativos para celulares onde o usuário escaneia a equação e depois de um tempo o passo a passo da conta aparece na tela. É bem bacana e útil na hora de tirar alguma dúvida”, exalta.