Cultura

Morre a mulher que iria liderar a tradicional 'Folia de Reis' de Dourados

10 JAN 2020 • POR • 21h11
Mesmo com Felipa hospitalizada, festeiros foram às ruas do bairro no final de semana em Dourados - Douranews

Morreu na noite de quarta-feira (8) e foi sepultada no final da tarde desta quinta (9), em Dourados, a herdeira do pioneiro Benito Benites, Maria Felipa. Uma das netas do pioneiro das tradições na realização da Folia de Reis que se repete, anualmente, desde 1904, Felipa, de 61 anos, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na noite de sábado (4) passado e não participou da celebração do ritual aos ‘santos reis’ que este ano foi realizado no domingo (5), véspera da data oficial.

Ao Douranews, durante a celebração de domingo, a irmã de Felipa, Lúcia Benites, de 54 anos, disse que toda a família estava em clima de comoção. “A gente nem deveria estar aqui festejando, porque nossa irmã está lá, em uma UTI, no Hospital da Vida”, disse ela, ao relatar o drama vivido pela família Benites que, mesmo assim, realizou o ritual que reuniu centenas de pessoas, na confluência das ruas Monte Alegre com Paissandu, no Jardim Brasília, próximo do mercado Pérola, onde reside a maior parte da família.

A tradicional procissão e dança, com distribuição de comida e baile animado por grupo musical, teve como porta-bandeira, substituindo a líder da festa deste ano, que seria Felipa, a própria Lúcia Benites. “Nosso avô deixou o compromisso da realização da festa para os filhos Natalino, Florilan e Margarida Benites. Benito morreu aos 93 anos de idade, há dez anos, mas a Folia segue, agora conduzida pela matriarca Eunice Benitez Ortiz, viúva de Florilan”, relatou.