Dourados

Casa onde morou o primeiro advogado de Dourados é demolida

19 JAN 2020 • POR • 12h09
Máquina trabalha na demolição de casa que integrava momento histórico no centro de Dourados - Douranews/Clóvis de Oliveira

Uma casa com contornos de resgate histórico, e que se tornou por muitos anos um dos símbolos do modelo de arquitetura da época, construída no centro de Dourados, foi ao chão neste final de semana.

A escavadeira amarela trabalhou sem cessar, durante todo o sábado (18), para derrubar o que ainda havia de histórico na outrora ‘casa azul’, cor predominante durante muitos anos da residência onde morou o primeiro advogado do Município, o poeta Weimar Gonçalves Torres.

Nos últimos anos, no local funcionou a imobiliária Kamimura, agora transferida para 1.200 metros à direita, conforme anunciava a placa no muro da construção, resistindo à demolição. Poucas pessoas que passavam pelo local no sábado praticamente ignoravam esses detalhes da história.

Weimar Gonçalves Torres foi um poeta e político que nasceu na cidade de Ponta Porã, em 6 de dezembro de 1922. Formou-se em Direito em 1947, na faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Em 1951 casou-se com Adiles do Amaral e ajudou a construir o começo da história do jornal ‘O Progresso’, que encerrou atividades no final do ano passado. Agora, com a demolição da casa, mais um pedaço da história vira escombros.