Brasil

Ministro do STF arquiva pedido de impeachment contra Weintraub

6 MAR 2020 • POR • 11h52

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal) arquivou pedido de impeachment feito por um grupo de parlamentares contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub. A decisão é processual.

O ministro afirmou que o entendimento do Supremo é que parlamentar não tem legitimidade para pedir na Justiça apuração de crime de responsabilidade contra ministro de Estado. Essa competência seria da Procuradoria-Geral da República.

“Assinalo, a propósito, que esta Suprema Corte já assentou entendimento sobre a ilegitimidade ativa dos cidadãos para iniciar processo de impeachment, neste Tribunal, contra Ministro de Estado”, escreveu Lewandowski.

O ministro disse que “a legitimação popular restringe-se ao oferecimento da denúncia perante o Poder Legislativo, a envolver, necessariamente, crimes conexos praticados pelo presidente da República”.

Os deputados acionaram o STF apontando crime de responsabilidade pelo ministro da Educação devido à “omissão” do Ministério da Educação no uso de R$ 1 bilhão resgatados pela Lava Jato, falta de decoro no cargo e ineficiência quanto à gestão das políticas de alfabetização. (O Antagonista)