Dourados

Quem não fez biometria agora terá que esperar o fim da quarentena

23 MAR 2020 • POR • 13h51
Cartório Eleitoral trabalhou com tranquilidade e atendeu média de 700 eleitores por dia no regime de agendamento - Douranews

Os eleitores que não compareceram no prazo final previsto para o cadastramento biométrico nos cartórios da 18ª. e da 43ª. Zona Eleitoral, em Dourados, encerrado na sexta-feira (20), terão prioridade no atendimento nos dias que antecedem o prazo para o fechamento do cadastro para as Eleições 2020, até o dia 6 de maio.

É o que prevê medida administrativa publicada na página oficial do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul na internet, que passa a produzir efeitos, porém, somente após a quarentena decretada por conta do novo Coronavírus. O atendimento ao eleitor está suspenso por tepo indeterminado.

O prazo final do cadastramento biométrico nos municípios se daria na sexta-feira (27) desta semana, entretanto, os atendimentos foram suspensos a partir desta segunda (23), conforme Portaria Conjunta 01/2020, que considerou prioridade o adequado enfrentamento à emergência de saúde pública mundial provocada pelo novo coronavírus, em situação classificada como pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

30 mil excluídos

A Justiça Eleitoral estima que cerca de 80% dos eleitores formalizaram o cadastramento. Isso significa que o restante 20%, equivalente a uma média de 30 mil eleitores, ficaram de fora e, se não conseguirem regularizar a situação até o dia 6 de maio, estarão excluídos do processo de escolha do próximo prefeito e futuros vereadores de Dourados nas eleições do dia 5 de outubro.