Eleições

Renato Câmara e Barbosinha se fortalecem com ‘janela’ partidária na disputa de Dourados

4 ABR 2020 • POR • 13h58
Barbosinha, aparteando discurso de Renato na Assembleia, observa movimentações de colega em Dourados - Divulgação/Alems

Com a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em manter o calendário eleitoral para as eleições municipais deste ano, o período da ‘janela partidária’ (quando vereadores poderiam mudar de partido ainda sem prejuízo para a disputa deste ano) venceu nesta sexta-feira (3) e em Dourados o MDB passa a ter a maior representação na Câmara, ocupando cinco cadeiras.

O partido que tinha dois membros (Juarez de Oliveira e Cirilo Ramão), agora ganhou o reforço dos vereadores Carlito do Gás, Olavo Sul e Braz Melo, e passa a dividir a força política na casa com o Democratas e o PTB, que abraçou Janio Miguel, Bebeto e Junior Rodrigues, todos ‘desertores’ do PL, ex-partido da prefeita Délia Razuk, que passa a dividir o comando da legenda no Município com o filho, o deputado Neno Razuk.

O DEM permanece com quatro membros (Pedro Pepa, Cido Medeiros e Madson Valente, este último que não vai disputar novo mandato), reforçado pelo vereador Romualdo Ramim, que extingue a representação do PDT no Legislativo. Ainda assim, o Democratas perdeu o presidente da Câmara, Alan Guedes, agora a principal estrela do PP, presidido na cidade pelo pai dele, o advogado Eudélio Mendonça e que sonha voos mais altos na disputa majoritária do dia 5 de outubro

Apesar das investidas do secretário de Articulação Política do governador Reinaldo Azambuja, o presidente estadual do PSDB Sérgio de Paula, ao município no meio da semana, os tucanos não lucraram muito na bolsa. Ganharam um vereador: Silas Zanata, que mantém a legenda com três membros, além de Sergio Nogueira e Idenor Machado.

Nessa matemática, ‘entra’ fortalecidos nas conversações do Legislativo com vistas às pretensões para a Prefeitura, os deputados Renato Câmara e Barbosinha, respectivamente presidentes do MDB e do DEM no Município e ambos pré-candidatos à sucessão da prefeita Délia Razuk.

Alterações

Deixam de existir na Câmara, além do PDT e do PL, o Cidadania, o Patriota e o PSC, que tinha apenas o vereador Braz Melo, cujo mandato voltou a correr riscos ao longo da semana, após acatamento de Recurso Especial interposto pela suplente Lia Nogueira no STJ (Superior Tribunal de Justiça). A suplente se prepara para reassumir mandato assim que chegar despacho oficial com a nova decisão.

O TSE declara que está acompanhando a evolução do cenário da pandemia da Covid-19 para uma eventual reavaliação dos prazos futuros do calendário eleitoral, como a retomada da coleta da biometria, suspensa até o dia 30 de abril. Em Dourados, mais de 20 mil eleitores deixaram de fazer o recadastramento, mas as eleições de outubro ainda não correm risco.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, divulgou um comunicado na semana passada afirmando que as eleições municipais deste ano estão asseguradas. "Neste momento, há plenas condições materiais de cumprimento do calendário eleitoral", disse.