Saúde

Laboratórios da UFGD começam a produzir álcool em gel

6 ABR 2020 • POR • 11h20
Laboratórios do curso de Química da UFGD vão produzir álcool para abastecer unidades de saúde - Divulgação

Professores e técnicos de laboratório da Facet (a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia) da UFGD iniciam, nesta semana, a produção de álcool líquido 70% no laboratório multiusuário da Universidade. O projeto já foi aprovado pelos órgãos de controle do município, incluindo o Corpo de Bombeiros.

Segundo o técnico de laboratório Wesley Pereira da Silva, a produção inicial será de 2.600 litros de álcool líquido 70%, visando repor o estoque do produto no HU (Hospital Universitário) mantido pela Universidade. Ele e os colegas, todos doutores em Química, vêm trabalhando intensamente para colocar em prática essa ação, visto que, por conta da pandemia de Covid-19, o álcool 70% é, hoje, item escasso no mercado e, quando encontrado, apresenta preços exorbitantes.

Para a produção do material, a equipe usará água destilada dos próprios destiladores da Universidade e etanol que, para esta primeira produção, foi doado pela Usina de Agroenergia de Fátima do Sul. A intenção é aumentar a produção, mas, para isso, a UFGD precisa de doação da principal matéria-prima, o etanol.