Finanças Pessoais

Vereador pede suspensão de consignados dos servidores de Dourados

15 ABR 2020 • POR • 12h35
Vereador Elias Ishy, com máscara e álcool em gel, durante sessão de segunda-feira - Assessoria

O vereador Elias Ishy (PT) apresentou, na sessão de segunda-feira (13) da Câmara de Dourados, Projeto de Lei que dispõe sobre a suspensão do cumprimento de obrigações financeiras referentes aos empréstimos consignados contraídos por servidores públicos municipais durante o período de 90 dias, podendo ser prorrogado o prazo.

Pela proposta do vereador, a dívida não será extinta, mas, as parcelas que ficarem em aberto durante este período deverão ser acrescidas ao final do contrato, sem a incidência de juros ou multas.

De acordo com o documento, caberá à Secretaria municipal responsável pela averbação do contrato a orientação e o desenvolvimento dos meios de acompanhamento dos servidores com relação aos procedimentos a serem adotados e intermediação do diálogo com as instituições financeiras.

Atento aos reflexos e prejuízos da crise relacionada ao novo coronavírus, Ishy acredita que medidas excepcionais como essa podem ser admitidas para proteger a renda das famílias, que tem gastos amplificados por outras obrigações neste momento. “O valor que deixará de ser descontado do salário do trabalhador reforçará o orçamento doméstico para o enfrentamento das dificuldades econômicas que acompanham a situação pública”, afirma o vereador.

Além disso, segundo ele, esse dinheiro do financiamento giraria no comércio local, fomentando a arrecadação do município, sem ônus para as instituições financeiras. Ele considera também que os bancos brasileiros possuem lastro para suportar a suspensão proposta, por isso, seria uma pequena contribuição do sistema bancário a essas famílias.

Para conferir e acompanhar o trabalho do vereador, as sessões da Câmara são realizadas toda segunda-feira, às 18h30 e transmitidas pelo canal da Casa de Leis no YouTube.