Mundo

OMS pede união nacional para o enfrentamento da Covid-19

30 ABR 2020 • POR • 21h52

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Ghebreyesus, pediu união nacional e solidariedade global em coletiva onde descreveu a evolução da resposta à covid-19, três meses após a declaração de pandemia.

Foi no dia 30 de janeiro passado que uma reunião do Comitê de Emergência declarou que a doença era emergência de saúde pública global, o nível mais alto de alarme. Nesta quinta-feira (30), o órgão se reuniu para analisar a situação desde então.

Na época, havia 82 infectados e nenhuma morte fora da China, onde apareceram as primeiras notificações em janeiro. Nesta quarta-feira (29), a OMS confirmou 2.995.758 casos e 204.987 mortes ocorridas devido ao novo coronavírus no mundo.

Para o chefe da OMS, “hoje mais do que nunca, a humanidade deve se unir para derrotar esse vírus”. Tedros reafirmou que o vírus pode causar estragos maiores do que qualquer ataque terrorista.

Entre esses danos estão transtornos políticos, econômicos e sociais. O diretor-geral destacou que a escolha dos países deve ser de união em nível nacional e a solidariedade global, mantendo essa unidade.

O representante expressou solidariedade diante da tristeza e da dor “de tantas pessoas em todo o mundo”. Ele disse que a expectativa é superar a pandemia da Covid-19 de forma conjunta. (Com informações do site ONUNews)