Polícia

Internos da PED já confeccionaram mais de 10 mil máscaras em Dourados

13 MAI 2020 • POR • 12h13
Máscaras confeccionadas pelos reeducandos da Penitenciária de Dourados atendem no combate ao coronavírus - Divulgação/Assessoria

Garantir proteção em tempo de pandemia tem sido a preocupação das autoridades públicas e da população em geral. Com esse propósito, a PED (Penitenciária Estadual de Dourados) iniciou a confecção de máscaras de proteção, com o apoio da ONG Artaban, na oficina de corte e costura instalada na unidade. Em apenas dois meses, os internos produziram cerca de 14 mil máscaras.

O que antes era apenas para atender a demanda interna e do sistema prisional, expandiu as atividades com apoio do Ministério Público e Poder Judiciário, e se tornou uma missão para atender hospitais locais, a Secretaria municipal de Saúde e órgãos da Segurança Pública. Mais de 10.500 máscaras em tecido TNT já foram entregues ao Hospital da Vida, unidades penais e assistenciais do município, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) conseguiu reunir o apoio de instituições públicas e privadas para realizar a produção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) em 21 presídios de Mato Grosso do Sul. Por meio de doação de insumos da empresa Global Serviços, foi possível confeccionar mais 1.500 máscaras, atendendo o Hospital da Vida em Dourados e as necessidades internas da PED.

Além disso, a produção também é distribuída à Divisão de Trabalho Prisional da Agepen, que envia os insumos arrecadados por meio de diferentes parceiros, e realiza doações para diferentes órgãos públicos, hospitais, Secretaria Estadual de Saúde e instituições sociais, assim como, às unidades penais que não possuem produção interna de EPIs. Onze internos confeccionam as máscaras de proteção diariamente na oficina do presídio, em troca da remição de um dia na pena a cada três trabalhados, conforme a legislação.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a ocupação produtiva aliada ao cunho social contribui, significativamente, para construção de novos valores e mudança de comportamento entre os internos da PED.