Eleições

Câmara dos Deputados aprova eleições para o dia 15 de novembro

1 JUL 2020 • POR • 22h34
Eleitores deverão escolher novos prefeitos e vereadores no dia 15 de novembro em primeiro turno e dia 29, onde houver segundo turno - Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quarta-feira (1), em primeiro turno, o adiamento das eleições municipais de 2020 para os dias 15 e 29 de novembro devido à pandemia de coronavírus. As datas previstas anteriormente eram 4 e 25 de outubro. O texto-base foi aprovado no plenário por 402 votos a 90.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa medidas para assegurar o pleito com garantias à saúde. “A alteração do calendário eleitoral de 2020 é medida necessária no atual contexto da emergência de saúde pública”, disse o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), relator da proposta.

Os novos prazos e datas são adequados e prestigiam os princípios democrático e republicano, ao garantir a manutenção das eleições “sem alteração nos períodos dos mandatos”, completou, coincidindo com o pensamento do presidente da Corte eleitoral, ministro Luis Carlos Barroso.