Saúde

HU devolve equipamentos para combater a Covid recebidos da JBS

23 JUL 2020 • POR • 21h48
Direção do HU diz que possui equipamentos suficientes para realizar os atendimentos da Covid em Dourados - Divulgação/Assessoria

A direção do HU (Hospital Universitário) de Dourados decidiu devolver à empresa JBS parte dos equipamentos enviados como doação para ajudar no combate à Covid-19 no Município. No entanto, essa decisão “não prejudica a estruturação tecnológica dos leitos de UTI destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 internados na instituição”, disse, em nota, a direção do hospital.

Os itens enviados como doação passaram por avaliação técnica de uma comissão multiprofissional, que emitiu parecer opinativo favorável à aceitação de 15 camas hospitalares elétricas, 3 desfibriladores e 15 monitores multiparâmetro.

Entre os equipamentos recusados, de acordo com a nota, estão 10 ventiladores pulmonares, “por não possuírem todos os requisitos que a comissão entende serem necessários para assistência aos pacientes com Covid, e 75 bombas de infusão que não têm registro na Anvisa e não apresentam compatibilidade técnica total com os insumos já em utilização na UTI do HU”.

Ainda segundo a direção do Hospital Universitário da UFGD, os equipamentos devolvidos não vão fazer falta para a instalação dos dez novos leitos em processos de abertura na unidade. Num segundo lote de doação da JBS, foram enviadas ao HU seis macas e 30 camas hospitalares mecânicas, que também estão sendo devolvidas “porque o espaço físico para leitos já conta com a quantidade de camas hospitalares necessárias”, segundo a nota.