Polícia

Operação do Gaeco cumpre 88 mandados de prisão em alvos ligados ao PCC

28 AGO 2020 • POR • 16h17
Viaturas policiais atuaram desde cedo no cumprimento a mandados expedidos pela Justiça da Capital - Divulgação/MPE

Operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), do MPE (Ministério Público Estadual), cumpriu na manhã desta sexta-feira (28), 88 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 7ª Vara Criminal da Capital, em investigação com foco em ações criminosas praticadas pelo PCC (o Primeiro Comando da Capital).

Além de Dourados, a operação se estendeu por Três Lagoas, Corumbá e Campo Grande. A ação desta sexta-feira, denominada operação ‘Regresso’, contou com a participação de 180 policiais e também de agentes penitenciários estaduais, os quais deram cumprimento aos mandados de prisão a membros da facção que foram alvos por praticarem crimes de dentro dos presídios.

Além dos 88 mandados de prisão preventiva cumpridos nesta data, durante o período de investigação, que durou cerca de um ano e três meses, foram presas em flagrante outras 22 pessoas por tráfico de drogas e apreendidos, aproximadamente, 150 quilos de cocaína e 370 de maconha, além de armas de fogo e veículos utilizados pela organização criminosa.

O principal alvo da operação, conhecido como "G7", foi morto em confronto com as equipes do Bope no momento do cumprimento do mandado de prisão. Ele ocupava a função de “Sintonia da Geral do Progresso”, em Mato Grosso do Sul, setor esse responsável pelo gerenciamento das atividades criminosas que geram lucro ao Primeiro Comando da Capital. No decorrer da investigação, apurou-se o envolvimento de G7 com crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas e armas.

A operação contou com o apoio do Comando-Geral da PM (Polícia Militar) de Mato Grosso do Sul, por meio dos Batalhões de Choque e Bope, do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e do policiamento especializado da Capital, e também com o apoio da Garras, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros.

Em Dourados foram presas cinco pessoas. Os alvos de Campo Grande consistem em 19 presos, um morto e sete pessoas ainda não localizadas. Em Três Lagoas, um foi preso e outro não localizado e em Corumbá também ocorreu uma prisão. O boletim do Ministério Público estadual não cita nomes dos implicados nas denúncias e alvos da operação.