Brasil

Primavera com evento La Niña prevê chuvas mais frequentes este ano

20 SET 2020 • POR • 14h07
Mudança de estação prevê climas mais amenos e chuvas para florir a paisagem de Dourados - Douranews

A primavera de 2020 começa às 10h31 (pelo horário de Brasília) na terça-feira (22) e prossegue até às 7h02 (Brasília) do dia 21 de dezembro. Para a maioria das Regiões do Brasil, essa é uma estação de transição da seca e do frio do inverno para o calor e o ar úmido do verão.

A palavra primavera vem do latim primo vere, que pode ser entendido como o "primeiro verão" e, costumeiramente, prevê trazer a chuva de volta, para molhar a terra ao plantio de novas safras, que limpa o ar dos dias mais poluídos do inverno. No início da estação, a chuva ocorre de forma irregular e intercalada com períodos secos, mas vai aumentando de frequência no decorrer da estação.

Em quase todo o Brasil, primavera significa aumento da chuva e do calor, mas para a maioria das áreas do Nordeste, esta é a estação do calor intenso e da seca. A porção norte da Região Norte tem pouca chuva durante parte da primavera. Com o aumento da umidade e do calor pelo interior do país, as grandes nuvens que provocam temporais reaparecem por quase todo o país. Os fins de tarde com pancadas de chuva ficam cada vez mais frequentes. Frentes frias continuam avançando sobre o país e algumas têm força para chegar à Bahia.

As temperaturas no centro-sul do país aumentam naturalmente com o enfraquecimento das massas de ar frio que chegam ao Brasil e com o aumento do números de horas de sol. O aumento do calor é uma característica da estação.

La Niña

Desde o começo de setembro, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta. A expectativa é de este evento La Niña seja fraco e de curta duração dessa vez.