Eleições

Douranews pergunta, o candidato responde

13 OUT 2020 • POR • 11h51

13 de outubro
Fisioterapia como prática de saúde exige a presença desse profissional em todas as unidades básicas. Qual a sua proposta?

 

 

 

 

 

Alan Guedes (Progressistas)

A estrutura de saúde é um complexo interdisciplinar e a fisioterapia é parte fundamental neste processo. Nós vamos ampliar a atenção conveniada do SUS e criar um Centro de Especialidades de Fisioterapia para atender de maneira concentrada a demanda. Nós temos um déficit grande na área e precisamos zerar essa fila. Por outro lado, intensificar o apoio à fisioterapia hospitalar que é fundamental para recuperação de pacientes de unidades de terapia intensiva e semi-intensiva.

 

 

 

 

 

 

Barbosinha (DEM)

Vamos transformar Dourados no mais qualificado Polo Regional de Atenção à Saúde de Mato Grosso do Sul. Desenvolver um programa de Educação Permanente do trabalhador em saúde, em parceria com a Secretaria estadual de Saúde e revitalizar o Hospital da Vida, garantindo atendimento mais humanizado em urgência e emergência, fortalecendo a sua vocação como hospital de trauma. Não só o setor de Fisioterapia, mas todas as especialidades médicas terão prioridade, dentro da proposta de um programa de saúde do trabalhador, visando reduzir os riscos associados ao trabalho, considerando que Dourados é um importante polo de produção regional e à nossa comunidade indígena, que sente a deficiência nessa área da Atenção Primária muito de perto. Parabéns aos fisioterapeutas pelo seu dia!

 

 

 

 

 

 

 

Jeferson Bezerra (PMN)

Entendo que podemos planejar e organizar o acesso a esse ramo da medicina mesmo sem ter profissionais atendendo em cada uma das UBS. Sei de pessoas que se utilizam de serviços em nossa cidade oferecido por instituições de ensino. Vamos estimular parcerias e fazer com que os que necessitam dessa especialidade sejam atendidos prontamente.

 

João Carlos (PT)

O cuidado multiprofissional será intensificado na saúde municipal. Tanto fisioterapeutas, como outros profissionais da área serão contratados via concurso público para suprir as necessidades existentes na rede após anos de descaso com a saúde pública. Com relação à Fisioterapia, existe, ainda, o planejamento para a criação de um Programa de Fisioterapia Domiciliar.

 

Mauro Thronicke (PSL)

Todo sistema de saúde tem 3 pilares. O 1º é prevenção, evitar que alguém fique doente. O 2º é atendimento imediato, não pode ter fila. O 3º é de alta complexidade, custo alto, difícil de atender. E a ideia é continuar com a prevenção, onde a fisioterapia é fundamental para manter a saúde do cidadão.

Racib Harb (Republicanos)

Os antigos NASF que funcionavam como núcleo de apoio as equipes de saúde família se transformou no programa PREVINE BRASIL tornando necessário pensar a saúde pública como um todo e o profissional fisioterapeuta é essencial na equipe mas defendemos que só incluir não irá resolver pois não teremos as condições para ele exercer sua profissão na plenitude por isso somos a favor de pensar em uma clínica de fisioterapia própria e rede conveniada para melhor atender o usuário.

 

 

 

 

Wilson Matos (PTB)

(resposta não enviada)