Agronegócio

Professor da UFGD publica artigo sobre comportamento do produtor rural

4 NOV 2020 • POR • 18h28

Como os produtores rurais tomam a decisão de aplicar práticas de manejo mais sustentáveis, do ponto de vista econômico e ambiental? Quais os fatores que influenciam nestas decisões? Em sua trajetória acadêmica, o professor João Augusto Rossi Borges, da Face (Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia) da UFGD busca respostas para estas questões.

Além de entrevistar produtores rurais no Brasil e no exterior, João Rossi Borges vem construindo uma rede de contatos com pesquisadores que também estudam tomada de decisão, comportamento humano e o setor do agronegócio. Um dos resultados desse trabalho de pesquisa com parceiros internacionais foi o artigo “Farmer Behaviour as Reasoned Action: A Critical Review of Research with the Theory of Planned Behaviour”, publicado este mês na revista científica Journal of Agricultural Economics, uma das principais revistas da área de Economia Rural onde, em média, apenas 6 de cada 100 artigos submetidos são aprovados para publicação.

PARA LER O ARTIGO (em inglês)

“Foi difícil publicar este artigo, foi um processo longo. Normalmente, boas revistas científicas não aceitam que se faça submissão de um trabalho de revisão. É necessário realmente entender da teoria e da literatura abordada para que se tenha chance de publicar revisões em boas revistas”, avalia o professor João Rossi Borges.

Para construir um artigo de revisão relevante para o campo da Economia Rural, foi necessário um trabalho em equipe com pesquisadores de muita experiência em diferentes áreas do conhecimento. Os autores do artigo, além do professor João, são os pesquisadores Jaap Sok (Wageningen University - Holanda), Peter Schmidt (University of Gießen - Alemanha) e Icek Ajzen (University of Massachusetts - EUA).

O professor João ressalta que Icek Ajzen é um dos psicólogos sociais de maior destaque na atualidade e criador da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). “Ajzen cria teorias para explicar como as pessoas tomam decisões. É fora do comum o número de trabalhos acadêmicos que citam as obras desse autor. O legal é que ele nunca trabalhou com produtores rurais, mas ele trabalha com pessoas de diversas profissões e áreas. Eu e meu colega Jaap adaptamos a teoria de Ajzen para aplicar com produtores rurais, ele gostou da ideia e deu suporte na parte teórica do artigo”, explica João Borges.

O trabalho se baseia na revisão crítica de 124 artigos acadêmicos, de diversos países, em que produtores rurais foram entrevistados com o objetivo de se verificar quais fatores influenciam na adoção de práticas sustentáveis nas propriedades rurais. O objetivo central do artigo é avaliar como os pesquisadores construíram diferentes leituras e aplicações da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Como resultado, são apresentados parâmetros para que os pesquisadores utilizem adequadamente a TCP, quando forem construir ou aplicar uma pesquisa de comportamento junto a produtores rurais.

Conforme o professor João Rossi Borges, o artigo deve se tornar referência na sua área de conhecimento, por reunir três fatores de alto impacto: foi publicado em uma das revistas mais conceituadas da área; reúne autores reconhecidos internacionalmente por sua produção intelectual; e indica parâmetros para se realizar pesquisas de comportamento que envolvam entrevistas e aplicação de questionários estruturados com produtores rurais.