Mercados

Nove empresas levam a etapa estadual do PSQT 2011

24 MAR 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 14h18

O Sesi entregou, na noite de ontem (23/03), no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, os troféus e medalhas para as empresas vencedoras da etapa estadual do Prêmio Qualidade no Trabalho – o PSQT. Ao todo, 24 indústrias de quatro cidades do Estado participaram do processo, concorrendo em 28 práticas de gestão e de valorização dos colaboradores, e apenas nove se destacaram com práticas realizadas em seis áreas temáticas.

Já a empresa de nutrição animal Real & Cia., de Campo Grande, foi a grande campeã da noite e representará Mato Grosso do Sul na etapa nacional da premiação, que será realizada em abril. Na abertura do evento, o vice-presidente da Fiems, Alonso Resende do Nascimento, ressaltou que o PSQT é um reconhecimento público às empresas industriais por suas práticas de gestão e valorização de seus colaboradores, tendo como foco a inovação nos modelos de trabalho na perspectiva de sustentabilidade dos negócios.

“É um estímulo para que as empresas incorporem a responsabilidade social como parte integrante de suas estratégias empresariais, mediante o reconhecimento e a difusão de boas práticas”, lembrou Alonso do Nascimento. Ao premiar as empresas que ficaram em primeiro lugar com o troféu da fase estadual PSQT e as segundas colocadas com placa de menção honrosa, a superintendente do Sesi, Maura Gabínio, ressaltou que as indústrias deram um exemplo de práticas que precisam ser disseminadas e que podem incentivar outras empresas a participarem no ano que vem.

Mobilização

“Essas 24 empresas que concorreram tiveram uma coragem ímpar de investir e acreditar no potencial dos seus colaboradores. Essa mobilização do empresário da indústria sul-mato-grossense merece destaque porque a adoção dessas práticas de gestão são aspectos relevantes como o exercício da responsabilidade social empresarial internamente e beneficiando principalmente a sua força de trabalho”, afirmou Maura Gabínio, enaltecendo as empresas sul-mato-grossenses que a cada dia se preocupam em investir mais em qualidade de vida, melhorias no ambiente de trabalho e em responsabilidade social.

As empresas das três categorias micro e pequenas, médias e grandes disputaram boas práticas em seis áreas temáticas, sendo cultura organizacional, gestão de pessoas, ambiente de trabalho seguro e saudável, educação e desenvolvimento, desenvolvimento socioambiental e inovação. A responsável pelo PSQT no Estado, Rozane Leite Pereira, explicou que a empresa Real & Cia. foi a única representante do Estado que alcançou média para disputar a etapa nacional, que será realizada no dia 5 de abril em São Paulo (SP). “A empresa concorreu na área de Desenvolvimento Sócio Ambiental com o Projeto Ciclos de reciclagem”, informou.

Para proprietária da empresa, Cláudia Maria Real Leite, o premio evidencia o esforço da Real para conscientizar funcionários e parceiros sobre a reciclagem do lixo para a preservação do meio ambiente. “Esse é um reconhecimento à nossa preocupação em agir de forma ecologicamente correta”, disse, explicando que o Projeto Ciclos é desenvolvido na empresa há quase quatro anos e que, nesse período, toneladas de material descartadas de forma incorreta no meio ambiente receberam destino certo.

Vencedoras

Disputando a fase estadual do PQST pela categoria micro e pequena, a representante de Campo Grande, LM Vidros e Cristais Temperados, garantiu a primeira colocação na área de ambiente de trabalho seguro e saudável com o Projeto Segurança é Vida. “Esse é um reconhecimento importante na área de segurança do trabalho, principalmente porque há dois anos tivemos um acidente fatal e de lá pra cá conseguimos com os nossos colaboradores priorizar de forma eficaz as práticas na área de segurança do trabalho”, disse o empresário Carlos Eduardo Batista Barbosa.

Em segundo lugar ficou a empresa de lingerie de Dourados Ponto G com o Projeto Práticas para o Bem-Estar dos Funcionários, enquanto na área temática cultura organizacional a empresa Biocar Indústria de Óleos Vegetais e Biodiesel, também de Dourados, foi a campeã com a Prática Transparência e Segurança nas Relações Pessoais. Na área desenvolvimento sócio-ambiental, a empresa de Três Lagoas Gráfica Dom Bosco conquistou o primeiro lugar com a prática Descarte Responsável e Social.

“É uma honra ser uma empresa premiada pelo Sesi por apenas fazermos, junto com os nossos colaboradores, a nossa parte na preservação do planeta e da vida”, afirmou o representante da empresa, Almerindo Izabel Viana. Já na área de educação e desenvolvimento, o primeiro lugar também ficou Três Lagoas para a empresa de embalagens Rímoli com o Projeto Plantio de Árvores e Reciclagem. “Esse é o reconhecimento do resultado da soma de ações de 26 anos da empresa na área de desenvolvimento sustentável”, disse Rômulo Wendell ao receber o troféu junto com o proprietário José Paulo Rímoli.

Outras ganhadoras

Também concorrendo na categoria empresa média, na área temática desenvolvimento sócio-ambiental, a empresa de embalagens de Dourados Inflex ficou em segundo lugar com o Projeto Troca Verde – Matas Ciliares para Dourados. Já na área temática ambiente de trabalho seguro e saudável a campeã foi a empresa de alimentos de Dourados Correcta Indústria e Comércio com a Prática Segurança no trabalho – objetivo principal da Correcta. “Estamos em Mato Grosso do Sul há pouco tempo, desde 2009, e esse é o primeiro evento que participamos por isso é tão importante, porque serve de incentivo para nós, que hoje estamos muito felizes”, disse o empresário Paulo Renato dos Santos.

Na categoria grande empresa, disputando a área temática ambiente de trabalho seguro e saudável, a Enersul, de Campo Grande, conquistou o primeiro lugar com a Prática Programa de Controle de Obesidade. “Esse troféu serve de motivação para a empresa pela prática implantada, mas principalmente para os funcionários que participaram. Agradecemos ao Sesi a oportunidade de interação com essas empresas do Estado”, afirmou o vice-presidente da Enersul, Cyro Vicente Bocuzzi.

Já na área temática inovação, a campeã foi a Bunge Alimentos, de Dourados, com a Prática Inova Bunge. O representante da empresa, Jorge Luiz Cerqueira de Gusmão, ressaltou que a premiação é o resultado do esforço de todos os funcionários que contribuem para tornar a empresa competitiva. “Todos os nossos funcionários participam dando idéias e sugerindo soluções para as problemáticas internas. É um trabalho feito em equipe. Um diferencial competitivo que é alcançado através das soluções dos próprios profissionais. Esse troféu vai servir de motivação para que todos se engajem ainda mais”, afirmou.

Na área desenvolvimento sócio-ambiental, o primeiro lugar ficou com a Cargil Agrícola, de Três Lagoas, com as Práticas Fura Bolo e De Grão em Grão. Para a representante da empresa, Luciana de Oliveira Paz, pontuou que a missão da empresa é preparar as próximas gerações para serem bem sucedidas. “Agradecemos ao Sesi a oportunidade de participar e ser reconhecidos pelos esforços que empreendemos no sentido de fomentar cada vez mais a participação dos nossos colaboradores”, disse.

A segunda colocada foi a empresa de Dourados, Adecoagro - Angélica Agroenergia com o “Programa Coleta Seletiva – implantação de Gerenciamento de Resíduos”. “Faz apenas três anos que estamos em Mato Grosso do Sul e esse troféu representa que somos uma usina com responsabilidades socioambientais. É um incentivo para prosseguir”, afirmou o empresário Luciano Eutálio Soares.