Educação

Instituto Federal vai implantar projeto Famílias Fortes em Dourados

21 NOV 2020 • POR • 13h01

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vai implantar o projeto-piloto Famílias Fortes no Campus Dourados após ter firmado compromisso com a Secretaria Nacional da Família, ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos nesse sentido.

O projeto tem como objetivo a criação de grupos familiares, onde pais e/ou responsáveis possam ser orientados sobre maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, com o intuito de fortalecer o vínculo com crianças e adolescentes. Para isso, o campus receberá o total de R$ 350 mil, a ser investido em equipamentos, material de consumo e bolsas para profissionais envolvidos.

O diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo, explica que o projeto atenderá ainda aos sete Cras (Centros de Referência de Assistência Social), além do próprio IFMS, que tem o compromisso social como um de seus valores. A previsão é que as atividades tenham início em março de 2021, e sigam até dezembro de 2022.

“O Campus Dourados busca sempre estar muito próximo da comunidade e, com o Famílias Fortes, reforçamos nosso compromisso social. O trabalho alcançará todas as regiões do município, por meio dos Cras, que serão nossos parceiros neste programa”, explicou o diretor.

A previsão é que o projeto-piloto atenda até 450 famílias, registradas nos Cras Indígena, e ainda do Canaã I, Jóquei Clube, no distrito de Vila Vargas, Guaicurus, Cachoeirinha, Parque do Lago, além de estudantes do IFMS. “A presença da família na escola pode contribuir com o desempenho dos estudantes e até diminuir índices de evasão", destacou o diretor.