Política

Alan Guedes 'passa a sacolinha' em Brasília para iniciar mandato em Dourados

24 NOV 2020 • POR • 12h50
Presidente do FNDE, Marcelo Ponte, ao centro, foi o primeiro contato de douradenses em Brasília - Divulgação

O prefeito eleito de Dourados, Alan Guedes (PP), começou a semana em Brasília, para onde foi levado pelo principal assessor político, o ex-ministro da Educação Henrique Sartori, com quem percorreu áreas liagas à Educação ainda nesta segunda-feira (23) e teria, conforme assessoria, agenda marcada para esta terça-feira (24) com o senador Nelsinho Trad (PSD), coordenador da bancada do Estado no Congresso.

O presidente Marcelo Ponte, do FNDE (o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), foi a primeira autoridade visitada por Alan e Sartori, no Ministério da Educação. “Vim conhecer a situação de obras que estão sendo feitas, pendentes ou projetadas para Dourados”, disse, via assessoria, o prefeito eleito.

Obras de Ceims viabilizados pelo ex-prefeito Murilo Zauith (DEM) permanecem inacabadas, por falta de documentação ou outras pendências que deveriam ter sido resolvidas pela atual gestão e que ficaram sem solução. Pelo menos 15 obras, como reformas e construção de novas escolas, construção de quadra de esportes, entre outras ações, precisam ser destravadas no âmbito do FNDE, calcula o atual presidente da Câmara de Dourados.

Segundo Henrique Sartori, que aproveitou o bom trânsito que tem em Brasília por ter participado da equipe de transição entre os governos do ex-presidente Michel Temer e o atual, Jair Bolsonaro, para apresentar Alan Guedes ao alto comando do FNDE, os entraves para que essas obras tenham andamento começaram a ser removidos graças à essa visita.

O prefeito eleito comemorou o resultado da primeira agenda na Capital Federal. “Fomos muito bem recebidos e temos o compromisso do FNDE de mandar uma equipe para Dourados para fazer a prospecção, ver o que falta em cada um desses projetos e assinar as ordens de serviços assim que forem regularizadas as pendências. Resolver essa questão é muito importante para a cidade por trazer novos investimentos para obras tão importantes direcionadas para a Educação”, afirmou Alan Guedes.

Bancada

No encontro desta terça com os representantes de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, Alan Guedes deve apresentar uma lista de demandas da cidade de Dourados para que deputados e senadores possam direcionar emendas individuais e de bancada. Esses pedidos já foram previamente enviados ao senador Nelsinho Trad.

Na lista levada pelo futuro prefeito constam reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde existentes e a construção de outras nove em diversos bairros, reformas em Escolas Municipais e do Centro Administrativo Municipal, construção de uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no Parque das Nações, que atenderia a região leste da cidade, revitalização dos parques públicos, construção do Centro de Diagnóstico Médico de Dourados (CDC), investimentos no Programa de Humanização da Aldeia Indígena Federal de Dourados, entre outros pedidos.

“Nós temos diversos problemas que precisam do olhar de deputados federais e senadores de Mato Grosso do Sul e temos certeza de que teremos essa atenção. Somos mais de 250 mil sul-mato-grossenses que moram em Dourados e que precisam ser atendidos em necessidades básicas como educação e saúde. Para isso, o apoio da Bancada Federal é fundamental e é essa mensagem que estamos trazendo”, concluiu.