Saúde

Délia muda decreto de contenção e piora controle dos casos de coronavírus em Dourados

28 NOV 2020 • POR • 15h16
Prefeita Délia Razuk volta atrás em medidas de contenção e 'relaxa' ainda mais o controle do vírus - Divulgação/Arquivo

Além de retomar o antigo sistema do toque de recolher, que volta a ser a partir das 22 horas até 5 da manhã do dia seguinte, o decreto 3032 decidiu suspender, por duas semanas, o funcionamento de atividades como a prática de esportes coletivos, eventos culturais, esportivos e de lazer, celebrações e eventos com aglomeração sem o devido protocolo de biossegurança, teatros, cinemas, arenas, feiras de negócios e exposições, clubes sociais, sinuca e similares e jogos eletrônicos, incluindo áreas comuns de Condomínios e até reuniões de família.

Neste sábado, entretanto, edição suplementar do Diário Oficial incluiu:

Parágrafo único informando que “a prática de esporte coletivo poderá ser realizada quando estiver em espaço aberto, inclusive em clubes sociais e condomínios” e que “para os locais onde ocorre jogo de boliche, as pistas devem ser intercaladas para evitar aglomeração”. Ou seja, a menos que a Guarda Municipal tenha superpoderes e possa estar presentes em vários locais ao mesmo tempo, a disseminação do coronavírus ganha forte aliado.

Ouvido pelo DOURANEWS na manhã deste sábado, em Caarapó, onde participou, junto com o governador Reinaldo Azambuja, de entrega de visita de obras na cidade, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, lamentou essas medidas. “Se com o rígido controle já estamos tendo dificuldades para enfrentar essa guerra contra o corona, a forma permissiva com que alguns gestores e gestoras estão tratando o assunto torna as coisas ainda mais difíceis”, registrou.

Mais de 100

Dos 1.884 diagnósticos positivos para Covid-19 registrados no Estado nas últimas 24 horas, o Município voltou a bater a casa das 100 ocorrências (foram exatos 118), só perdendo para os 1.178 casos contabilizados na capital de Mato Grosso do Sul, o epicentro da doença.