Dourados

Barbosinha intercede para que famílias de sitioca recebam água da Sanesul

4 DEZ 2020 • POR • 13h13

O deputado Barbosinha intercedeu junto à Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) para dar fim a problemática da falta de água na sitioca Campo Belo, em Dourados, situação que dura cerca de 20 anos, e que ainda não havia sido encaminhada por conta de impedimentos entre o empreendedor da área e a companhia.

Nesta quinta-feira (3) o deputado recebeu a informação de que os moradores da sitioca Campo Belo III tiveram uma excelente notícia. Cerca de 90 famílias já podem dar entrada, na Sanesul, ao pedido para a empresa fazer as ligações domiciliares.

O deputado douradense considera inaceitável que nos dias atuais as pessoas não tenham água na torneira de suas casas. “A atuação da equipe da Sanesul em nos atender com rapidez reforça, mesmo sem ser responsável por todo esse processo, a importância do diálogo constante entre as partes envolvidas que fez com que esse bem tão precioso pudesse, de fato, chegar às casas dos moradores dessas sitiocas. Eu pude ajudar porque conheço os caminhos, fui presidente da Sanesul e sei bem como fazer. Vou continuar empenhado para que todos sejam atendidos, mas também é preciso que tenhamos uma união de esforços nesse momento tão crítico pelo qual essas pessoas têm passado”, relatou Barbosinha.

Ao mesmo tempo em que alguns celebram a boa notícia, outros moradores lamentam profundamente a falta de água para as outras 230 famílias, residentes nas sitiocas Campo Belo I e II, que convivem diariamente com a falta de água. Nesses locais o processo para que as ligações nas residências aconteçam permanece parado.

Atualmente as sitiocas são abastecidas por caminhões pipa e o problema está mais intenso há quatro meses no Campo Belo I e II, assim como para a maioria dos moradores das sitiocas Alvorada e Ouro Fino, próximas da BR 163, que também recebem a água por esse sistema, mas possuem encanamento, e ainda não têm ligações domiciliares.

Chegada da água

A chegada da água traz junto o progresso para a população na avaliação do morador do Campo Belo III, Artur de Freitas. “Tudo vai melhorar para nós, e pra região isso é vindouro. As pessoas não conseguem ficar aqui sem água. Se essa falta de água persistir posso ver até o fim desse assentamento. Metade deve voltar para cidade. Não tem como morar aqui. É assustador viver nesse estado, além de ser sub-humano, é inaceitável. Temos visto nossos filhos pedir e clamar por água, sem isso não dá para viver”, conta Artur que ainda é líder comunitário do Campo Belo I, II e III.

A intervenção positiva em favor do abastecimento no local, feita pelo deputado Barbosinha, veio em boa hora na avaliação de Artur. “Ele ajudou muito a gente neste processo. Nos reunimos com o Barbosinha em junho deste ano e ele pediu agilidade na vinda dessa água. Ele sempre nos atendeu e deu respostas às nossas solicitações. A água, aqui hoje, é artigo de luxo pra nós e neste ano tivemos a maior crise da história em 20 anos. Nosso estado é de calamidade, nossos poços secaram geral. Ainda temos que trazer a água para o Campo Belo I e II e o Barbosinha, como deputado, vai continuar sendo um grande companheiro como tem sido até aqui”, desabafou o líder da região.

Principal motivo

O gerente regional da Sanesul, Madson Valente, explicou que todas as três sitiocas – Campo Belo I,II e II - devem receber o benefício. “Por se tratar de loteamento particular, as obras físicas – de todo encanamento - para levar água aos moradores, acabam sendo de responsabilidade do empreendedor e posteriormente a operação do saneamento básico e das ligações fica a cargo da Sanesul”, explica. Essa situação justifica o atraso nas providências.