Saúde

Dourados passa de 10.600 casos confirmados de coronavírus e habilita mais dez leitos de UTI

8 DEZ 2020 • POR • 13h10
Leitos instalados e que estavam sem uso foram habilitados para internação de casos mais graves no Hospital da Vida - Douranews

Boletim epidemiológico atualizado na manhã do feriado religioso da padroeira do Município, nesta terça-feira (8), aponta o registro de 10.671 casos confirmados para o coronavírus em Dourados. Embora desse total 9.550 pacientes já tenham se recuperado da doença, ainda existem 975 pessoas em tratamento domiciliar e há 51 casos de internação, 28 em leitos de enfermaria e outros 23 em UTI.

A Prefeitura informou também que nas últimas 24 horas foram registrados 169 novos casos para a Covid-19, observando, entretanto, que esse número é a soma do acumulado com o boletim da segunda (7), quando apenas três casos foram identificados em razão de problemas com o sistema da Secretaria estadual de Saúde, segundo a justificativa do Município.

De acordo com o boletim oficial, já foram testados positivamente para a doença 10.656 pessoas que procuraram pelo serviço oferecido nas unidades de saúde sentinelas e no Corpo de Bombeiros. Esse número inclui os 672 funcionários das áreas de saúde e segurança pública e os 487 indígenas contaminados desde que começaram a ser contabilizados os números da pandemia mundial em Dourados. O Município já chegou a 128 óbitos, acrescido de outros 75 moradores em outras localidades e que morreram em unidades de saúde da cidade.

Ocupação hospitalar

Os números da taxa de ocupação hospitalar rondam a 100% desde a semana passada, e mais especificamente a partir de quando a Prefeitura incluiu essa planilha na tábua de informações oficiais. Na segunda-feira havia 97% de preenchimento do total de UTIs disponibilizadas na rede pública, sendo que 94% delas era apenas de pacientes com o diagnóstico da Covid-19, de acordo com o boletim.

No final de semana passado o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, havia informado que iria interceder junto ao Ministério da Saúde pela habilitação dos dez leitos de UTI instalados no Hospital da Vida, os quais o município de Dourados ainda não havia conseguido regularizar para a internação dos novos casos que estão surgindo com o crescimento da propagação da doença. Esses dez leitos apareceram no mapa atualizado divulgado no Diário Oficial do Estado.

Geraldo também confirmou a ativação de mais leitos de UTI para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, que agora passa a oferecer 110 leitos para o tratamento intensivo da doença. “Estamos trabalhando de maneira incansável para solucionar os problemas que surgem durante essa pandemia para levar um tratamento de qualidade para a população. Ninguém vai ficar sem leitos”, destacou o secretário.

Na manhã deste domingo, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, se reuniu com o secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho, a diretora presidente da Fundação Serviços de Saúde do Estado De Mato Grosso do Sul (Funsau/HRMS) , Rosana Leite para tratar sobre medidas emergências para a abertura de novos leitos no Hospital e operacionalizar a entrada dos pacientes no HRMS a fim de não permitir que nenhum paciente fique sem assistência.