Dourados

Defesa Civil presta assistência às vítimas de alagamentos em Dourados

29 MAR 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 15h30

A Defesa Civil de Dourados fez 50 atendimentos em razão da chuva que caiu em Dourados na tarde de ontem (28). Residências localizadas em diversos bairros da periferia foram alagadas. Os pedidos de ajuda chegaram através do 199 e imediatamente as equipes da Defesa Civil se deslocaram para as áreas atingidas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vicente Chencarek, pelo menos dez famílias tiveram que deixar as suas casas por algumas horas até que a água baixasse.

Os bairros mais atingidos foram o Jardim Pantanal, Canaã I, Estrela Hory e João Paulo II. Nestes locais, em algumas casas, a água atingiu até um metro de altura. As famílias tiveram que ser retiradas, ficando abrigadas em casas de amigos e parentes por algumas horas. Algumas famílias tiveram prejuízos, já que a inundação estragou colchões e móveis.

Na manhã de hoje (29) a Defesa Civil visitou os bairros mais atingidos acompanhada de assistentes sociais para verificar se alguma família necessitava de ajuda e para repassar mais algumas orientações aos moradores, já que a meteorologia prevê mais chuva para Dourados nos próximos dias.

Ainda durante a forte chuva de segunda, o prefeito Murilo Zauith determinou à Defesa Civil atendimento imediato às famílias atingidas. Durante uma hora a precipitação chegou a 70 milímetros em alguns bairros. “Nunca choveu tanto em tão pouco tempo em Dourados", lastimou o prefeito.

Segundo ele, os alagamentos, principalmente os verificados na área central, ocorrem por dois motivos: grande volume de chuva em curto espaço de tempo e falta de manutenção do sistema de drenagem de água pluvial. “Nossa preocupação neste momento é atender as pessoas, tomar as providências necessárias para preservar vidas”, afirmou Murilo.

Ele determinou que a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) faça a limpeza das bocas de lobo e tubulações do sistema de captação de água pluvial na área central.