Cidades

Prefeita participa de palestra sobre emponderamento feminino

29 MAR 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 19h03
Na noite desta segunda-feira (28), a prefeita Márcia Moura (PMDB) participou da abertura da mesa redonda sobre o tema “Emponderamento Feminino: conquistas e desafios”, ministrada no anfiteatro das Faculdades AEMS, pela assistente social Ione de Souza Coelho.
Fizeram parte da mesa de honra, a prefeita Márcia Moura; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Silvânia de Fátima Bersani; a secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino; a professora Amanda Carolina Martins de Oliveira, representando as Faculdades AEMS; a promotora de Defesa da Infância e Juventude, Ana Cristina Carneiro Dias; a delegada responsável pela Delegacia de Atendimento a Mulher, Leticia  Mobis Alves; a vereadora Vera Helena (PMDB), representando a Câmara de Vereadores; a aspirante oficial, Ana Carolina Martins, representando a 2ª Companhia de Infantaria do Exército e o deputado estadual, Eduardo Rocha (PMDB).
O evento foi realizado em parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Faculdades AEMS e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, encerrando as atividades comemorativas em alusão ao Dia Internacional da Mulher com a presença da Banda Marcial Cristo Redentor.
Durante a abertura, Silvânia Bersani falou da importância do trabalho das conselheiras em prol das mulheres de Três Lagoas: “é com muita satisfação que aceitamos o convite para que o Conselho estivesse aqui esta noite. Para nós é de suma importância trazer essas reflexões em ambientes como esse, o meio acadêmico. Estaremos sempre lutando pelos direitos da mulher no município”, destacou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, declarando aberto o evento.
Em nome das homenageadas da noite, a pediatra Anastácia Iwanow Vanuchi agradeceu os organizadores pela iniciativa do evento: “é com emoção que represento essas mulheres valorosas, guerreiras; agradeço a todos vocês em nome delas e também a nossa família e amigos, pois é muito importante fazer parte desse contexto”, disse Anastácia.
A secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho destacou o trabalho dos parceiros para a realização do evento que encerrou as comemorações do mês da mulher: “hoje fechamos as comemorações ao mês da mulher com uma palestrante que carinhosamente aceitou o nosso convite para refletirmos sobre o emponderamento feminino, suas conquistas e lutas. Mulheres donas de casa, mães, comerciantes, políticas, enfim, mulheres que estão em profissões que antes eram masculinas e enfrentam qualquer tipo de dificuldade”, enfatizou Maria Lucia Firmino.
Em suas palavras, o deputado estadual Eduardo Rocha destacou o direito de toda mulher a uma vida sem violência e de igualdade: “quero viver num país onde as mulheres tenham igualdade aos homens, é isso que vai diminuir a violência contra a mulher. O sonho da mulher ainda é pequeno, mas as mulheres são muito maiores que seus sonhos”, frisou o deputado fazendo referência a presidente Dilma Rousseff.
Exemplo de liderança feminina e força, a prefeita Márcia Moura falou da importância do trabalho, das conquistas e das lutas da mulher moderna: “a mulher, depois de tantos desafios mostrou que é capaz de buscar mais representatividade na vida pessoal e também profissional. Juntas sabemos fazer muitas coisas, sem queixas, administrando as situações; nada na vida nos limita, Deus é a nossa maior missão”, acrescentou Márcia.
No início da palestra, Ione falou da visita a Três Lagoas, destacando a força de mulheres que representam o município: “é muito prazeroso estar aqui mais uma vez. Acredito na troca de conhecimentos e Três Lagoas já está no caminho com mulheres que nos ensinam como emponderarmos todos os dias, como a prefeita Márcia Moura e a vice-governadora Simone Tebet”, enfatizou a palestrante.

Homenagens
Foram homenageadas durante o evento:
- a prefeita Márcia Moura;
- a promotora de Defesa da Infância e Juventude, Ana Cristina Carneiro Dias;
- a vereadora Vera Helena;
- a secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino;
- a delegada responsável pela Delegacia de Atendimento a Mulher, Letícia Mobis Alves;
- a aspirante oficial da 2ª Companhia de Infantaria do Exército, Ana Carolina Martins;
- Visitação Veron da Mota, “Tia Nega”;
- a pediatra Anastácia Iwanow Vanuchi;
- a gerente do SEBRAE Regional Bolsão, Márcia Rocha;
- a diretora da escola Dom Aquino, Marizete Bazé Kiill.

Centro de atendimento a Mulher
Finalizando seu discurso, a prefeita Márcia Moura anunciou a implantação de um Centro de Atendimento a Mulher, uma casa especializada para o respaldo das mulheres três-lagoenses.
O local será de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.