Futebol

Covid tira de campo Merces Dias, ex-jogador e técnico do Ubiratan e mestre da alfaitaria

3 JAN 2021 • POR • 12h05
Merces Dias comandou o Ubiratan nos tempos lendários dos anos 60 e 70 em Dourados - Álbum pessoal

A pandemia da Covid-19 continua produzindo vítimas. No final deste sábado (2) morreu Merces Dias, pessoa conhecida em Dourados, especialmente no meio esportivo. Ele foi jogador e técnico de futebol do lendário Ubiratan Esporte Clube nas décadas de 1960 e 1970. Merces Dias iria completar 84 anos em abril, mas o vírus foi mais forte que o "Coração de Leão", animal símbolo do clube ao qual dedicou parte da vida.

Merces Dias era uma das referências ainda vivas do saudoso futebol douradense – de tantas glórias e conquistas. Ele atuou na chamada época de ouro do Ubiratan Esporte Clube, jogando como lateral direito no Leão da Fronteira e depois foi treinador do time por um bom período.

Nascido no Paraná, jogou por grandes times no seu estado natal e também em São Paulo, antes de aportar em Dourados na década de 1970, onde fixou residência de forma definitiva. Merces Dias construiu um legado de trabalho e dedicação ao Ubiratan, como jogador e treinador, contribuindo também para fortalecer o respeitável nível técnico e tático do futebol profissional douradense.

Ubiratan dos anos 70, clube de glórias e conquistas que dirigiu em campo

A força do futebol local sintetizou a alcunha dada ao Ubiratan: Leão da Fronteira, um time destemido composto por feras nos gramados e um nível técnico apurado que chamava a atenção, dentro e fora do Estado. No quesito elegância, Merces Dias também foi um craque fora de campo, trabalhando como alfaiate. É que na época do futebol raiz, jogadores e comissão técnica atuavam praticamente por amor à camisa e, por isso, era necessário ter um ofício à parte para garantir o sustento familiar.

Assim como no futebol, seu atelier era bastante concorrido, pois sua alta costura era alinhavada de modo a atender o modelo mais simples até o mais apurado. As duas atividades do mestre Merces caminharam juntas até poucos anos atrás, quando ele decidiu se aposentar. Antes, porém, foi treinador de escolinhas de futebol em Dourados por um longo período, até a idade impor o encerramento de suas atividades, dentro e fora de campo.

Para Merces Dias Junior, o primeiro dos três filhos dele, a história de vida de seu pai é exemplar, em função da dedicação e da ética profissional empregadas nas atividades que desenvolveu, trabalhando com honestidade e respeito. “Ele é o orgulho de nossa família e minha referência”, define. Além do Junior, Merces Dias tem os filhos José Mário e Jacira Fabiana, frutos do casamento de 51 anos com dona Maria Amada. (Colaborou: Elias Ferreira)