Cidades

Prefeitura de Caarapó promove festa cultural em abril

30 MAR 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 18h41
Secretário Carlos Martins (D) com lideranças do município na reunião que decidiu a realização do evento - Foto: José Carlos
A prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/ Departamento de Cultura e Turismo, promove, no período de 15 a 17 de abril, o I Festival das Raízes Culturais de Caarapó. O evento, que tem apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e do Conselho Municipal de Cultura, será realizado no ginásio de esportes.

A programação prevê apresentações culturais típicas das nações representadas no município e das colônias que influenciam a cultura local. Estarão presentes e representadas as culturas paraguaia - com presença forte no município desde a sua fundação -, e japonesa, além dos gaúchos e das nações indígenas kaiowá-guarani.

A música e a culinária serão destaques na festa.  Está assegurada a participação dos cantores locais, além de artistas contratados. Algumas escolas também se apresentarão, com enfoque em temas culturais diversos.

Do lado de fora do ginásio serão instaladas barracas da praça de alimentação e o palco para os shows. As apresentações acontecerão do lado de dentro do ginásio.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Caarapó, Carlos Martins, explicou que a festa é uma alternativa ao carnaval, evento que a prefeitura deixou de realizar a partir deste ano por falta de demanda. “Então, resolvemos fazer a festa cultural, que contempla toda a população”, explicou.

Para o chefe do Departamento de Cultura e Turismo, José Carlos Fagundes, o Cobrinha, a festa é uma oportunidade para as pessoas conhecerem as manifestações culturais dos povos que formam a cultura caarapoense.

Até o início desta semana, estavam sendo tratados os detalhes para a contratação da dupla sertaneja Patrícia e Adriana. Por outro lado, a organização do evento já havia confirmado a participação do grupo Postal Sul, da Associação Nipo-Brasileira de Dourados, por meio da Escola Modelo, do Grupo de Dança do CTG de Dourados, do Grupo de Dança da Municipalidade de Capitán Bado (Paraguai) e do grupo musical Los Celestiales.