Cidades

Escolas municipais de Nova Andradina aderem ao "Papa-Pilhas"

30 MAR 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 21h25
Crianças participam de palestra de conscientização - Foto: Divulgação

As Escolas Municipais Arco Íris e o Centro de Educação Infantil Cantinho Feliz implantaram na última semana o projeto Papa Pilhas. A iniciativa foi articulada por representantes de cada instituição em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Integrado (Semdi).

Para tanto, foram entregues coletores às instituições e foi realizada palestra aos alunos da Escola Arco Íris e aos pais das crianças do Centro de Educação Infantil Cantinho Feliz, momento em que o engenheiro ambiental Marcos Affonso falou sobre a importância do projeto, os danos e perigos causado pelas pilhas e baterias ao ser humano e ao meio ambiente, se destinado de maneira inadequada. Outro assunto da palestra foi sobre os programas e trabalhos que a Semdi vem desenvolvendo no município quanto à política de resíduos sólidos.

Hoje, já existem coletores de pilhas e baterias no Gabinete do Prefeito, Semdi, Câmara Municipal, Acina e Sinconova, Ministério Público, Semec, Banco do Brasil, Ciat, Escola Adventista, Centro de Educação Infantil Cantinho Feliz, Escola Municipal Arco Íris, CEPANA, IAGRO, COOPAVIL e Fórum.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst, já existe um grande volume de pilhas e baterias nos coletores, o que demonstra que a população está, aos poucos, aderindo à campanha. Fábio informou que o material coletado será inicialmente acumulado e armazenado em local adequado, até ser atingido o volume necessário e viável, para ser enviado a uma empresa recicladora, onde será dado o destino final adequado.

A campanha de conscientização foi iniciada no ano passado, visando atender à nova legislação federal sobre a destinação de resíduos sólidos, representando um grande avanço para a política federal de meio ambiente.

A Secretaria de Desenvolvimento Integrado informa que estão disponíveis os adesivos do projeto, porém solicita o apoio da população na obtenção dos recipientes, que são garrafas plásticas de 5 litros de água, para confecção e distribuição no comércio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-3664.