Dourados

Nova Dourados e Parque Alvorada terão asfalto comunitário

31 MAR 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 22h20
Em reunião com líderes comunitários, Murilo Zauith ouviu reivindicações e anunciou obras e serviços para os bairros de Dourados

A Prefeitura de Dourados vai implantar o sistema de asfalto comunitário em alguns bairros da cidade onde os imóveis são mais valorizados e os moradores têm condições financeiras de pagar uma pequena parcela por mês. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira pelo prefeito Murilo Zauith durante reunião com pelo menos 20 presidentes de associações de moradores de bairros e do distrito de Indápolis.

Estavam presentes os secretários José Jorge Filho (Governo), Antonio Nogueira (Planejamento) e Luis Roberto Martins de Araújo (Serviços Urbanos) e o diretor-presidente da Funced (Fundação Cultural e de Esportes), Antonio Coca. O vereador Pedro Pepa acompanhou a reunião.

Entre os bairros que devem receber o asfalto comunitário estão o Nova Dourados, o Parque Alvorada, o Altos do Indaiá, o Jardim Colibri e o Jardim Oliveira. Murilo disse que o morador vai pagar apenas pelo asfalto implantado em frente à residência. Já a pavimentação das esquinas  - o que representa 30% da obra – será custeada com recurso próprio da prefeitura.

O prefeito explicou aos líderes de bairros que nos próximos dias serão definidos os detalhes das obras e iniciado o processo de licitação. Segundo ele, o asfalto comunitário é a solução mais rápida para garantir pavimentação dessas ruas, já que não existe previsão de liberação de recursos federais para as obras.

“Não vamos enganar ninguém. Não adianta falar que tem emenda, que vai sair verba federal. É melhor pagar 50 reais por mês, gastar R$ 2 mil com asfalto, do que ficar esperando emenda. Além do conforto, o asfalto vai valorizar os terrenos desses bairros em pelo menos R$ 30 mil. Já conversamos com os moradores e eles querem o asfalto comunitário”, disse o prefeito.

Murilo afirmou que nesta semana o secretário municipal de Planejamento, Antonio Nogueira, esteve em Brasília buscando informações sobre recursos federais e descobriu que não existe atualmente nenhuma verba liberada para asfalto em Dourados. “Vamos ter que correr atrás, falar com a bancada federal e solicitar emenda para levar asfalto aos bairros onde os moradores não podem pagar pela obra”.

O prefeito disse que haverá mudança na forma de destinação dos recursos federais obtidos pela bancada federal para Dourados. Segundo ele, atualmente não existe planejamento das emendas apresentadas em Brasília, situação que vai mudar nesta administração. “A prefeitura vai decidir para quais obras precisa de recursos, quais bairros serão atendidos. Aí vamos procurar a bancada federal e falar: é isso que precisamos”.

Murilo encerrou a reunião pedindo que os presidentes de associações de moradores ajudem a prefeitura a cuidar do patrimônio público nos bairros. “Vocês representam os moradores. São o prefeito do bairro”, afirmou.