Política

Mansour ganha apoio no Estado para presidir OAB nacional em eleições diretas

24 FEV 2021 • POR • 21h44
Mansour Karmouche, com o deputado Barbosinha, em evento estadual da OAB, ganha apoio em desafio nacional - Divulgação

A postura adotada pelo advogado Mansour Elias Karmouche em defender de forma imparcial e de não politizar as ações da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) levou o deputado Barbosinha (DEM) a apoiar a candidatura do presidente da Seção Mato Grosso do Sul para o cargo de presidente do Conselho Federal da instituição.

Para reforçar esse desejo o deputado apresentou, na sessão desta quarta-feira (24), Moção de Apoio em que, conforme destaca, considera Karmouche como a pessoa mais indicada, qualificada e preparada para concorrer ao cargo com eleições diretas na OAB nacional.

Na avaliação do parlamentar, o atual presidente sul-mato-grossense vem denunciando e cobrando atitude do Conselho Federal quanto ao claro alinhamento político do atual presidente da entidade, Felipe Santacruz, “que tem quebrando a histórica imparcialidade política da OAB e adotado uma postura política, misturando suas posições pessoais com os interesses de toda uma classe de profissionais”, justifica o deputado no texto do documento.

Karmouche defende eleições diretas na instituição nacional e tem levantado pautas de interesse da advocacia nacional. Posição que o deputado Barbosinha acompanha por entender que o presidente da instituição no Estado protege ideais da advocacia e defende as prerrogativas dos advogados. Barbosinha ainda reconhece que a OAB presta um serviço público independente.

“Essa instituição é motivo de orgulho para toda a classe da advocacia, da qual sou honrado em fazer parte, já que estou na condição de parlamentar, mas sou advogado por vocação e formação”, reforçou. Barbosinha, que já atuou na área docente em cursos de direito e mantém uma banca especializada em Doiurados, reforça a necessidade da instituição em se manter fiel aos preceitos institucionais, ideais democráticos, de defesa da advocacia e neutralidade política. (Com assessoria)