Saúde

Câimbra freqüente pode ser sinal de problema circulatório

5 ABR 2011 • POR Redação Douranews, com Band • 21h05
Câimbras são mais comuns na panturrilha; alongamento gradativo do músculo ajuda a acabar com a dor - Foto: Divulgação

Câimbras muito freqüentes, que acontecem diariamente ou até três vezes por semana, podem ser sinal de problemas ligados à má circulação resultante de doenças circulatórias como arteriosclerose, isquemia e insuficiência venosa, segundo apontam especialistas. A câimbra é uma contração involuntária e dolorosa da musculatura, especialmente dos membros inferiores, causada geralmente pela falta de alongamento, de água ou de potássio.

O cirurgião vascular Walter Campos, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, comenta que o estreitamento ou obstrução dos vasos impede que o sangue leve oxigênio às células. “As câimbras aparecem devido ao ácido lático produzido na ausência de oxigênio”, explica.

Segundo Campos, a panturrilha é a região mais acometida por câimbras resultantes de problemas circulatórios. Outros sintomas da má circulação são sensação de peso, cansaço e inchaço nas pernas e/ou pés.

Ainda de acordo com o especialista, os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares são obesidade, tabagismo, sedentarismo, hipertensão e diabetes. Assim, para prevenir o desenvolvimento de problemas circulatórios a adoção de hábitos saudáveis é fundamental.

As crises de câimbras por doenças circulatórias não têm tempo médio de duração, pois podem variar de segundos a minutos. Campos orienta alongar gradativamente o músculo atingido, sem forçá-lo. O especialista destaca que nem todas as câimbras são necessariamente indicações de doenças vasculares.

“Em caso de câimbras freqüentes vale a pena consultar um médico vascular para avaliação.”