Saúde

Em Brasília, Delcídio busca mais recursos para saúde de MS

7 ABR 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 14h07
Com o publicitário Ricardo Nabhan, Delcídio discutiu com o ministro Padilha campanha para combater a obesidade - Foto: Divulgação
O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) se reuniu em Brasília com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a quem reivindicou recursos para Corumbá e discutiu alternativas para ajudar a Santa Casa de Campo Grande. O parlamentar tratou também de uma campanha para combater a obesidade, que deve ser lançada pelo governo federal nos próximos dias.

“O ministro se comprometeu a liberar o mais rápido possível recursos no valor de R$ 2,2 milhões, fruto de emendas minhas, do ex-deputado João Grandão e dos deputados federais Antonio Carlos Biffi(PT) e Vander Loubet (PT), para a construção de unidades básicas de saúde em Corumbá. A proposta foi apresentada pelo prefeito Ruiter Cunha e o deputado estadual Paulo Duarte(PT) e já está aprovada, faltando apenas a liberação do dinheiro. Estamos lutando para que isso aconteça até o final do mês”, explicou o senador.

Em relação a Campo Grande, o objetivo é resolver definitivamente a situação da Santa Casa.

“O ministro demonstrou conhecimento grande com relação aos problemas que o hospital enfrenta. Eu, inclusive, me propus, através de meu suplente,  professor Pedro Chaves, que foi interventor na Santa Casa, a fazer uma discussão mais ampla e profunda com o Ministério da Saúde, no sentido de procurar ajudar o prefeito Nelsinho Trad e o governador André, com toda a bancada mobilizada, para encontrar uma solução definitiva para o maior hospital do nosso estado. A população está sofrendo muito e nós, homens públicos, temos que fazer um trabalho intenso para virar esse jogo.  Não teremos cidadania, em um estado que tem futuro, com a saúde andando mal como, lamentavelmente, tem andado em Campo Grande”, disse Delcídio.

No final da audiência, Delcídio e o empresário Ricardo Nabhan, presidente da Associação das Agências de Propaganda de Mato Grosso do Sul, discutiram com Padilha estratégias para combater a obesidade.

“O ministro nos disse que o governo vai lançar ainda esta semana uma campanha, com várias entidades, para orientar a população sobre os problemas causados pela obesidade. A proposta apresentada por Nabhan é promover um grande evento nessa linha, mobilizando a sociedade com dicas sobre como se alimentar melhor, sem excessos que acabam comprometendo a saúde. Vamos atuar também junto a indústria de alimentos”, adiantou o senador.