Dourados

Ishy discute políticas públicas com lideranças indígenas

11 ABR 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 13h53
Ishy recebeu lideranças indígenas no plenarinho da Câmara Municipal - Foto: Divulgação
O vereador Elias Ishy recebeu 12 lideranças das aldeias Jaguapirú e Panambizinho na Câmara Municipal de Dourados. O objetivo do encontro foi receber das lideranças as várias demandas latentes nas comunidades, entre elas a falta de políticas específicas em relação a segurança, saúde, trabalho, infra-estrutura e debater projetos que visem a conscientização da população douradense com as causas dos povos indígenas.

A segurança nas aldeias da cidade mostrou ser uma das principais preocupações das lideranças. As lideranças cobram do município e do Governo do Estado comprometimento com a segurança e o patrulhamento nas aldeias, que tem alguns dos maiores índices de violência no Estado.

Outro setor que preocupa o vereador é a Saúde, sendo um dos principais problemas apresentados pelas lideranças. Eles afirmam que o tratamento preventivo e continuado está sendo comprometido devido às péssimas condições dos postos de saúde das comunidades e a constante mudança dos funcionários com cargos comissionados nos postos. As lideranças também criticaram a péssima qualidade das estradas vicinais. O Vereador apresentou para os indígenas, indicações feitas por ele para a prefeitura pedindo a patrolamento e cascalhamento das estradas das Aldeias.

De acordo com Ishy, a prefeitura respondeu às indicações afirmando estar impossibilitada fazer o serviço por falta de autorização para a extração de cascalho. “A prefeitura não pode simplesmente se omitir” afirmou o vereador. Ele reitera que, se há um entrave na extração do cascalho, a prefeitura ao menos patrole as vias mais prejudicadas. O vereador afirmou que fará uma indicação ao governador André Puccinelli (PMDB), solicitando que destine recursos do FUNDERSUL para a recuperação das vias. “Queremos que os recursos do fundo, que servem para recuperação e manutenção de estradas vicinais, sejam aplicados no município” concluiu.

O Fundo de Desenvolvimento do Sistema Viário do Estado de MS (FUNDERSUL) possui recursos anuais de mais de R$180 milhões.

O vereador apresentou ainda às lideranças indígenas, projeto de lei de sua autoria prevê a realização da ‘Semana dos Povos Indígenas’, no mês de abril. Com o projeto o vereador acredita que o envolvimento da sociedade e a conscientização da população em relação às causas dos povos indígenas serão maiores. Elias também comprometeu em entrar na luta pela reativação do Conselho Municipal para Assuntos Indígenas.