Mercados

Dourados discute alternativas de fomento à produção de peixe

13 ABR 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 17h13
Encontro de lideranças ligadas à piscicultura aconteceu na sede do Sebrae - Assessoria

O prefeito Murilo Zauith participou hoje (13) do encontro com representantes de diversos segmentos ligados à piscicultura, no Sebrae, para discutir o aumento da produção e consumo de pescado em Dourados.  A Prefeitura, através da Semaic (Secretaria municipal de Agricultura, Indústria e Comércio), está diretamente envolvida nesse projeto, junto com o Ministério da Pesca e Aquicultura, Embrapa, Agraer, universidades locais, empresas, associações, cooperativas e produtores.

Murilo disse que a Prefeitura tem a responsabilidade de garantir o fomento e lembrou a retomada das obras do frigorífico de peixe, que é mais um passo dentro desse processo. Ele afirmou que a própria Festa do Peixe, que acontece de 20 a 23 deste mês, no Parque Antenor Martins, já é uma forma de fomentar a comercialização e o consumo de pescado.

A secretária Neire Colman (Agricultura, Indústria e Comércio) explicou que Dourados, por ser pólo regional e ter o maior mercado consumidor, é a primeira cidade da região a discutir esse projeto. O município produz hoje, em média, 1.200 toneladas de peixe ao ano e poderia aumentar a produção se a atividade tivesse mais estrutura e incentivo tanto para a produção quanto para comercialização e consumo. Com o projeto, a meta é aumentar a produção em 15% ainda neste ano.

Neire adiantou que faz parte do projeto a capacitação dos produtores; promoção de eventos de comercialização efetiva; trabalhar na estruturação para que seja possível praticar melhor preço; proporcionar condições para que os produtores possam participar de feiras regionais e, ainda, buscar recursos para investimentos no setor. A secretária explicou que é um conjunto de itens que certamente farão a diferença nessa proposta.