Educação

UFGD inscreve até quinta-feira em Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio

26 ABR 2021 • POR • 12h19
Cailaine Fortunato vem de Nova Andradina para participar de programa na UFGD - Divulgação

O período de inscrições de estudantes do Ensino Médio para bolsas de pesquisa na Universidade Federal da Grande Dourados será encerrado quinta-feira (29), por meio do Pibic-EM (o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio), financiado pelo CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

São ofertadas 44 bolsas, com duração de 12 meses, no valor mensal de R$ 100, com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública.

No Pibic-EM, a UFGD recebe estudantes de Dourados e também da municípios da região. Além do apoio financeiro, os bolsistas têm a oportunidade de conhecer a universidade, os cursos que têm interesse em concorrer no vestibular e ainda recebem instrução na área de pesquisa.

Cailaine Sudario Fortunato, por exemplo, vem uma vez por semana de Nova Andradina, distante aproximadamente 178 quilômetros de Dourados, para realizar as atividades de bolsista. Ela pega o ônibus de madrugada, às 3h30, e fica na UFGD até o final da tarde. Com 16 anos, conta que ficou sabendo do programa pelo coordenador da Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio, inscreveu-se, foi selecionada para participar e não se arrepende de todo esse esforço.

“Vale muito a pena para conhecermos a profissão que queremos atuar futuramente e é muito bom poder participar de algo que envolve o que realmente gostamos”, disse a bolsista, que acompanha as atividades de ovinocultura, com o orientador professor Fernando Miranda de Vargas Junior, do curso de Zootecnia, e pesquisador na área.

Nessa linha, ela já colaborou na fabricação que queijo com leite de ovelha, ajudou a fazer oxidantes e antioxidantes, visitou a Fazenda Experimental para ver como estavam os animais e ainda pesquisou outros assuntos relacionados, como pastagem, complementos na alimentação dos ovinos e moringa.

INSCRIÇÃO

Para fazer a inscrição, o candidato deve enviar documentação para o e-mail: inic@ufgd.edu.br, aos cuidados do servidor Josivan Matos. O edital e a ficha de inscrição do aluno estão disponíveis AQUI.