Dourados

Fundação Terceiro Milênio completa 12 anos hoje

16 ABR 2011 • POR Redação Douranews • 15h53

A Fundação Terceiro Milênio está completando, hoje (16), os doze anos de sua criação. A iniciativa partiu do padre Manoel Farinha Costa, na época pároco da Paróquia São João Batista, no Jardim Água Boa.

Na busca de ampliar os trabalhos de evangelização e convencido que o rádio seria o caminho mais eficiente, o pároco comprou diversos equipamentos e iniciou uma luta pela legalização da emissora, que acabou se transformando na Rádio Boa Nova, hoje em operação.

Padre Manoel buscou ao mesmo tempo a conquista de uma rádio Educativa, mas para que este sonho se tornasse uma realidade, foi necessária a constituição de uma fundação.

No dia 17 de junho de 1997, então, nasceu a Fundação Terceiro Milênio e através dela foi montado um processo para conseguir uma Rádio Educativa. Pouco tempo mais tarde, ano 2000, foi liberada uma concessão para a cidade de Dourados, porém, preocupados com a demora e incerteza da conquista da rádio própria, o grupo que buscava a implantação da rádio resolveu alugar um espaço em uma rádio comercial que já estava no ar.

Com isso, em 16 de abril de 1999, foi iniciada uma parceria com a Rádio Clube. A programação iniciava às 16 horas e ia até a meia noite, prosseguindo até as 4 horas.

Era o início da missão da Fundação Terceiro Milênio, que um ano depois recebia o resultado da concorrência pela concessão da rádio de Dourados com “vitória” da força política.

Em 2001, chegava à diocese do Coração de Jesus Dom Redovino Rizzardo, com direito a um presente: a concessão de nossa Rádio Educativa, concedida por Marco Maciel, que substituía interinamente Presidente Fernando Henrique Cardoso, que cumpria o último ano de mandato.

Veio então o mandato de Lula e até nossos dias, passados exatamente dez anos, ainda não foi possível entregar a Dom Redovino esse presente ganho em 2001. Com amistosos discursos, mas “mão de ferro”, através do ministro das comunicações Hélio Costa, imperou os favores políticos e excluíram-se os direitos de tantos e da Fundação Terceiro Milênio sobre a concessão ganha, cabendo a essa nova geração católica a luta por esse direito que ainda é nosso.

Porém, tanta luta concretizou a fundação da Rádio Coração FM, com sede no município de Itaporã. Após termos ganho a concessão das duas rádios: comercial e educativa e com nome escolhido a Rádio Coração iniciou uma nova luta, agora mercantil, para a conquista dos recursos necessários para colocá-la no ar. Seriam em torno de R$ 1,2 milhão.

“Foram quatro anos de muito trabalho e envolvimento de toda a sociedade. Assim, no dia 1º de setembro de 2005, entrava no ar em caráter experimental a 95,7 FM, que tem a Fundação Terceiro Milênio como mantenedora e hoje, com a graça de Deus, ocupa seu lugar nos meios de comunicação”, finaliza Gilmar Curioni, presidente da FTM.