Economia

Industriais destacam variedades tecnológicas em exposição na Canton Fair

15 OUT 2010 • POR Redação Douranews com Assessoria • 13h26
A missão empresarial da Fiems e IEL à China retorna no próximo dia 19 de outubro para Mato Grosso do Sul

Os industriais de Mato Grosso do Sul dos segmentos alimentação, vestuário e metalmecânico, que integram a missão empresarial da Fiems e IEL à China, destacaram nesta sexta-feira (15) as variedades tecnológicas em exposição na 108ª Canton Fair. Trata-se da maior feira de negócios da China e que abrange uma área de 1,13 milhão de metros quadrados, sendo que na edição passada teve 23.359 expositores, 56.915 estandes, participação de 212 países e movimentação de US$ 34,3 bilhões em volume de negócios.

Segundo o coordenador da missão, Bergson Amarilla, que é superintendente do IEL, a Canton Fair reúne o que existe de mais inovador em máquinas, equipamentos e tecnologias desenvolvidas na China. “É um ambiente de negócios que causa impacto pela variedade e qualidade dos produtos. Todos os segmentos industriais estão presentes nesta feira e a indústria chinesa esta mostrando sua força e inovação, ditando os caminhos para o futuro do segmento”, analisou.

Para o do presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, foi possível verificar no primeiro dia de visita à Canton Fair as facilidades que a tecnologia oferece ao setor do vestuário. “Nos próximos dois dias, 16 e 17 de outubro, esperamos nos aprofundar mais nos estandes das indústrias do segmento de confecção e do vestuário para verificar quais inovações tecnológicas poderemos levar para Mato Grosso do Sul”, informou.

Já o empresário Francisco José Bastos de Souza, proprietário da Sun Fish Brasil, reforça que o segmento do vestuário chinês, a cada ano que passa, apresenta mais inovações para facilitar a produção industrial, enquanto a empresária Idalina Zanolli, proprietária da Agosto Uniformes, destaca que os chineses são exemplos de otimização do processo produtivo na área do vestuário e confecção. Na avaliação do empresário Claudino Rubbo, proprietário da Rubbo Confecções, a qualidade da produção chinesa no segmento do vestuário está melhorando ano a ano, oferecendo um produto final com mais qualidade e competitivo.

De acordo com o empresário Sandro Luiz Mendonça, proprietário da Natubom, a Canton Fair também traz inovações para o segmento da alimentação. “No primeiro dia de visita, foi possível constatar grandes vantagens para a aquisição de máquinas, principalmente para embalagem”, pontuou. Já para os presidentes do Simemae (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Mato Grosso do Sul), Irineu Milanesi, e do Simmme (Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico da Região da Grande Dourados), Adilson Grava Pimenta dos Reis, a feira é um verdadeiro showroom de inovação tecnológica.

A missão, que vai retornar ao Estado no próximo dia 19 de outubro, também conta com a participação da assessora sindical do Sistema Fiems, Carolina Palhares, do presidente da Amems, João Ramos Martins, do gerente-regional da Rede Comper, Rodrigo Costa, do representante da Seprotur, Paulo Swerts, do diretor-técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, do empresário Roberto Rech, dono da Refrigeração Panam, entre outros. Na terça-feira (12/10) e quarta-feira (13/10) passadas, o grupo visitou a Expo Shanghai 2010 e surpreenderam-se com a grandiosidade do evento, que é realizado a cada 5 anos e recebeu público de 70 milhões de visitantes, contando com 50 organismos internacionais e 192 países participantes.