Política

Caos na Saúde: Geraldo Resende vem a Dourados para tentar socorrer o Município

10 MAI 2021 • POR • 20h44
Mesa diretora da Câmara prepara documento a ser entregue ao Governo, propondo uma parceria de solução - Reprodução

Mais de 30 médicos do processo seletivo da Funsaud (a Fundação de Saúde de Dourados) pediram desligamento, só neste ano. A denúncia foi feita pela vereadora Lia Nogueira, do PP, mesmo partido do prefeito Alan Guedes, da tribuna da Câmara, ao cobrar, na sessão da tarde desta segunda-feira (10), que a administração se manifeste sobre o desorganizado serviço de saúde do Município.

Durante a sessão, a vereadora disse que recebeu uma ligação por telefone, no final da noite de domingo (9), do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, anunciando que virá a Dourados nesta terça-feira (11) para se reunir com os vereadores e o prefeito visando encontrar uma solução para a crise do setor.

Lia Nogueira lembrou ainda, na tribuna da Câmara, que foi conferir o plantão anunciado pela Fundação de Saúde, de que haveria médicos atendendo na UPA durante o final de semana, porém, constatou que, ao contrário do que preconizam os protocolos desse serviço, ao invés do plantão de seis profissionais, havia apena um médico se revezando em todas as alas do atendimento. “Além do mais, constatei que a comida levada para o pessoal que estava de serviço ainda estava estragada”, denunciou a vereadora.

Estado deveria assumir

O vereador Creusimar Barbosa (DEM), ao abordar o assunto, após a fala de Nogueira, disse que o Estado deveria assumir os serviços médicos na UPA e no Hospital da Vida. “O secretário Geraldo Resende deve até já ter manifestado essa vontade, mas depende mais do que isso, tem que existir a vontade política do prefeito em conceder esses serviços, porque a situação não pode continuar dessa forma”, disse o vereador democrata.